DrogaRaia-Drogasil se lançará por outros estados

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Com 130 lojas no eixo Sul-Sudeste, DrogaRaia-Drogasil abrirá 25% das novas lojas em outras regiões. Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul


A rede de farmácias formada pelos grupos Droga Raia e Drogasil, que formalizaram a união em novembro de 2011, espera manter a liderança do setor crescendo organicamente, ou seja, abrindo lojas em ritmo acelerado - sobretudo, em cidades localizadas fora do eixo Sul-Sudeste, onde hoje a companhia concentra suas lojas. Os principais mercados de atenção da rede atualmente são Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Das 130 lojas que a rede planeja inaugurar todo ano a partir de agora pelo menos 30 estarão localizadas nos três estados. E a Bahia será o carro-chefe dessas novas inaugurações.

Os novos mercados serão a porta de entrada da rede para maior exposição nas regiões Norte e Nordeste do país. “O Estado da Bahia é o maior mercado, por isso, deve receber um número maior de lojas”, afirma o executivo Eugênio de Zagottis, vice-presidente de relações com investidores da companhia.Zagottis não revela quais são os planos para os Estados localizados nestas regiões mas diz que eles não devem demorar.

Espelho próprio A estratégia da companhia presidida por Antonio Carlos Pipponzi é crescer organicamente não impede, porém, que o grupo faça aquisições. Segundo Zagottis, as compras poderão ocorrer desde que os preços dos alvos estejam dentro dos planos. “É mais barato crescer organicamente do que fazer aquisições”,diz ele. Uma nova loja custa cerca de R$ 1,4 milhão entre investimentos para instalação do ponto-de-venda e capital de giro.

O executivo diz que a rede não se sente pressionada emimprimir um crescimento rápido
via aquisições por conta da estratégia usada pela Brazil PHarma, controlada pelo BTG Pactual.“O que a nossa rede deve expandir organicamente é maior do que o crescimento de concorrentes que optaram pelas aquisições. Nossa estratégia não depende da deles.”


A crença do grupo DrogaRaia - Drogasil está baseada no seu tamanho atual. Hoje, a rede é o maior player do setor no Brasil, com cerca de 800 lojas. No acumulado do período de 12 meses entre outubro de 2010 e setembro de 2011, a companhia faturou R$ 4,5 bilhões. A conta do grupo para decidir crescer organicamente é razoavelmente simples:
a rede vem crescendo a uma taxa de aproximadamente 20% ao ano desde 2006. Se mantiver esse índice pelos próximos anos, o grupo vai acrescentar algo como R$ 1 bilhão de faturamento por ano - sem a necessidade de se endividar para fazer aquisições.
 
 

Veículo: Brasil Econômico


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