Minas Gerais está na mira dos investimentos da paulista Kalunga, distribuidora de suprimentos para escritório, informática e papelaria. Uma nova loja foi inaugurada na sexta-feira no Boulevard Shopping, na região Leste da Capital, mediante investimento de quase R$ 1,2 milhão. Até o final deste ano a empresa fará aporte de outros R$ 10 milhões somente no Estado.
Segundo o diretor comercial, Hoslei Pimenta, Belo Horizonte é um dos focos de investimentos da empresa pelo seu grande potencial. "Até então, a capital mineira só tinha uma loja de rua da Kalunga e foi importante a abertura de uma nova unidade no shopping", disse. Segundo ele, a localização da nova unidade foi escolhida devido ao seu potencial de crescimento. "Foram gerados 25 empregos diretos e outros 50 indiretos na nova unidade."
O próximo passo vai ser a inauguração de uma loja em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, marcada para o final deste mês, mediante aporte de R$ 1 milhão. Pimenta também confirmou o interesse de abrir, ao menos, outras quatro novas lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). "Temos interesse em cidades como Contagem e Betim, além de Montes Claros, no Norte de Minas, e Juiz de Fora, na Zona da Mata", revelou.
A meta em todo o país é chegar a cem lojas até o final deste ano, o que vai permitir à empresa praticamente dobrar de tamanho. Em 2010, o grupo alcançou faturamento de R$ 1 bilhão, avanço de 17,5% em relação ao ano anterior. Já em 2011, a receita atingiu R$ 1,25 bilhão e a previsão é de faturamento de R$ 1,36 bilhão em 2012. A empresa tem como objetivo dobrar a receita e chegar a R$ 2,1 bilhões até 2015.
Fundada em 1972 por Damião Garcia, como uma pequena papelaria na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, a Kalunga hoje é a maior distribuidora de suprimentos para escritório, informática e material escolar do Brasil. A empresa tem mais de 80 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Ao longo de sua trajetória, se modernizou, adotou tecnologias de ponta e novas linhas de produtos foram agregadas ao portfólio. Hoje, oferece mais de 10 mil itens que podem se adquiridos nas lojas físicas, virtual e através de televendas e atende pedidos em qualquer parte do país.
Veículo: Diário do Comércio - MG