A Riachuelo, uma das maiores empresas do setor de moda do País e pertencente ao grupo Guararapes, adotou um novo modelo de geolocalização capaz de otimizar suas vendas. É o MapInfo, mesmo software utilizado pela rede Leroy Merlin, e que faz o cadastramento geográfico de mais de 28 milhões de endereços em São Paulo, contabilizando não só todos os endereços das lojas, tanto em ruas como em shoppings, mas também dos concorrentes e pólos geradores de vendas.
A Riachuelo tem 145 endereços espalhados pelo Brasil e sua expansão depende de um estudo detalhado de áreas de interesse e pontos que comportam uma loja da rede. O modelo adotado agora responde questões como o perfil sociodemográfico de uma região, delimita a área de influência da rede e ainda indica locais de concentração de clientes que possuem o cartão da loja.
"A solução é uma ferramenta que nos apoia na negociação do custo de ocupação de uma nova loja, uma vez que gera condições de antever qual será o potencial de vendas do site", diz Marcos Tadeu, gerente de Expansão do Grupo MapInfo. De acordo com o executivo, todas as informações fornecidas são úteis na captação de novos clientes e recuperação dos inativos.
Veículo: DCI