Whirlpool assina termo de cooperação

Leia em 3min

A Whirlpool Latin America, Embraco e Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A (Celesc) deram um passo importante para fortalecer a parceria público-privada (PPP) em prol do desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica naquele Estado. As empresas assinaram o termo de cooperação técnica, com duração de 12 meses renováveis, para o desenvolvimento especialmente de projetos inovadores em eficiência energética.

Com a parceria, a Celesc poderá investir na redução do consumo de energia de seus processos a partir de pesquisas realizadas em centros de excelência. "Temos todo interesse em investir em inovação e eficiência energética, inclusive por força da regulação do setor. Vocês são um grupo premiado que, nessa área de inovação já atingiu o estado de excelência", disse Gavazzoni.

Para a Embraco, esta parceria vai estimular ainda mais sua competência em inovação e potencial ação na eficiência energética em refrigeração comercial. Para a Whirlpool Latin America, entre outros aspectos, o acordo fortalece as ações de pesquisa e desenvolvimento, principalmente em sua Unidade localizada em Joinville.

A Embraco é líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração, tendo como principal diferencial o alto conteúdo tecnológico de seus produtos. A empresa detém mais de mil patentes mundiais e comercializa seus produtos em mais de 80 países. "Somos líderes mundiais no segmento de compressores de alta eficiência, portanto, a parceria com a Celesc consolida nossa vocação e contribui para avançarmos ainda mais nesta área", explica o presidente da Embraco, João Carlos Brega.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, Armando Ennes do Valle Júnior, a competitividade do País passa pelo desenvolvimento tecnológico, o que requer a união de governos, comunidade científica e também do setor empresarial. "A nossa parceria com a Celesc fortalecerá a inovação no Estado de Santa Catarina."

As envolvidas - Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

No Brasil, tem 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e quatro centros de tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração - este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Whirlpool S/A é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 13,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo.


Sustentabilidade - Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o "Guia Exame de Sustentabilidade", resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de 10 anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia - incluindo gás e eletricidade - em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produtor de morango busca renda maior

Investimentos visam agregar valor à fruta. Programa vai incentivar o desenvolvimento da cultura.A crescente produ...

Veja mais
Neuromarketing lê desejo do consumidor

Estudo tem uma linha de trabalho em Minas, coordenado pela doutoranda Caíssa Veloso e Sousa.Conhecer verdadeirame...

Veja mais
Efeitos da seca no Estado mantêm preço do leite elevado

Apesar do retorno das chuvas para o Estado no mês de março, os efeitos da estiagem do verão ainda se...

Veja mais
Johnson’s Baby terá embalagem PET

A partir deste mês, as embalagens de toda a linha do xampu Johnsons Baby, da Johnson & Johnson, serão f...

Veja mais
War

Pauta constante no noticiário internacional de economia, a Grécia é tema de nova versão do a...

Veja mais
Pé quente

A Lupo está esticando sua fábrica de meias em Araraquara (SP). A planta terá sua área amplia...

Veja mais
Kraft Foods se arrisca ao mudar de nome

A Kraft Foods, empresa americana de alimentos dona de marcas célebres como Oreo e Lacta, está apostando em...

Veja mais
Cervejaria entra no ramo de energia

O Grupo Petrópolis, dono das marcas de cerveja Itaipava e Crystal, entrou surpreendentemente no setor elét...

Veja mais
Kraft muda de nome como parte de plano para crescer em emergentes

A multinacional norte-americana do ramo de alimentos Kraft Food anunciou nesta quarta-feira planos para mudar seu nome c...

Veja mais