Kraft muda de nome como parte de plano para crescer em emergentes

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A multinacional norte-americana do ramo de alimentos Kraft Food anunciou nesta quarta-feira planos para mudar seu nome corporativo para Mondelez International (lê-se "Mondelis"), termo que evoca a ideia de "mundo delicioso". A mudança é parte do projeto de divisão da empresa em duas companhias globais, até o fim de 2012. - Mondelez Internatinal será o nome da empresa voltada para a consolidação do negócio de petiscos no mundo, com marcas como Trident, Nabisco, Oreo, Milka e Lacta. A companhia deverá gerar receita da ordem de US$ 32 bilhões, somando a divisão europeia, de mercados emergentes e o negócio norte-americano de petiscos e confeitaria.

Já a outra empresa ficará com o nome de Kraft Foods Group, sendo responsável pela divisão de produtos de mercearia na América do Norte, com receita estimada de US$ 16 bilhões e marcas como Philadelphia e Miracle Whip.

O nome foi criado a partir de mais de 1,7 mil sugestões enviadas por cerca de mil funcionários da companhia. Aprovado pelo conselho de administração da empresa, será apresentado oficialmente em reunião anual de acionista no dia 23 de maio.

A estratégia de divisão da companhia parte da percepção do fraco potencial de crescimento dos mercados maduros, frente às imensas possibilidades dos mercados emergentes. Em três anos, a divisão de mercados em desenvolvimento da Kraft mais que dobrou sua receita, de US$ 6 bilhões em 2007, para US$ 13,6 bilhões em 2010.

A separação segue exemplo de outras empresas norte-americanas, como a Sara Lee, que se dividiu em um negócio internacional de café e chás e outro norte-americano de carnes e foodservice, e a Ralcorp, que anunciou o desmembramento de sua divisão de cereais Post.

General Mills

A também americana General Mills, que atua no mercado brasileiro com o sorvete Häagen-Dazs e as barras de cereal Nature Valley, registrou ligeira queda no lucro do terceiro trimestre fiscal de 2012, devido ao impacto do aumento das commodities. O lucro líquido da empresa no período foi de US$ 391,5 milhões, ante US$ 392,1 milhões no ano anterior. As vendas líquidas avançaram 13% no trimestre, chegando a US$ 4,1 bilhões. "O ano fiscal de 2012 tem apresentado um ambiente de operação desafiador, com o maior nível de inflação das commodities que vimos em 30 anos", declarou o executivo-chefe da empresa, Ken Powell, em comunicado divulgado ontem.

 

Veículo: DCI


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