A Nestlé lançou ontem o Nescafé Duogrão, apresentado como um novo segmento de café, misto de solúvel e torrado. Com o produto, a fabricante de alimentos espera impulsionar suas vendas no mercado brasileiro, onde a Nescafé representa apenas 6% do faturamento da empresa, ante participação de 18% no negócio global. - A companhia está investindo R$ 50 milhões no lançamento, valor que abrange pesquisas com consumidores, pesquisa e desenvolvimento do produto e máquinas e equipamentos para a unidade da empresa em Araras (SP), onde será fabricado o novo café. A campanha de divulgação deverá consumir 50% do aporte, incluindo ações em mídia impressa, eletrônica e Internet, além dos pontos de venda.
O produto será lançado inicialmente no Estado de São Paulo, devendo chegar às gôndolas em maio, com o objetivo de atrair o consumidor de café torrado e moído - hoje, 90% do mercado nacional. "O consumidor brasileiro está disposto a pagar mais por produtos de qualidade, mas quer novidades", acredita o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita.
De acordo com ele, o avanço dos competidores Sara Lee e Três Corações não foi determinante na opção da empresa pela criação do novo produto. "É muita pretensão da Sara Lee querer competir conosco, pois, enquanto ela se concentra no segmento torrado e moído, nós preferimos investir em tecnologia e agregar valor ao produto", diz o executivo.
De acordo com a diretora da unidade de cafés, Lílian Miranda, essa opção pelo maior valor agregado deve resguardar a empresa de competição no novo segmento por algum tempo. "Vai haver reação, mas não dá para prever em quanto tempo, pois, como o investimento é muito alto, vai depender do quanto a concorrência está disposta a investir", diz ela.
Segundo Zurita, os produtos à base de café da Nestlé crescem de 6% a 7% ao ano, impulsionados pelo café em cápsulas Dolce Gusto, ante crescimento médio do mercado entre 3,5% e 4%. Dentre os produtos da Nescafé, o Capuccino e o Café com Leite puxam as vendas. As bebidas deverão estar no foco da empresa este ano, quando é previsto o lançamento de cerca de 40 produtos, em diversas categorias.
A Nestlé, que tem 31 fábricas no País e faturou R$ 20,6 bilhões em 2011, espera crescimento orgânico de 7% este ano, com investimento de R$ 500 milhões apenas na expansão de capacidade. "Cada 3% de crescimento real nos levam à construção de uma fábrica nova", diz Zurita. O empresário não descarta aquisições neste ano. "Estamos sempre de olho."
Veículo: DCI