Comércio pode faturar mais na Páscoa deste ano

Leia em 2min 40s

Estimativas apontam que faturamento do comércio deve ter elevação entre 3% e 7,5%na Páscoa deste ano em comparação com 2011

No próximo domingo (8) comemora-se a Páscoa no Brasil e, até lá, os comerciantes aproveitam os últimos dias para faturar com a data.

Para este ano, a expectativa é que os ganhos do comércio sejam maiores do que os obtidos em 2011, quando, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o setor teve alta de 3,1% em relação ao ano anterior. Em 2012, a expectativa da federação é que as vendas cresçam no mesmo patamar, com 3% de elevação, e a produção pode aumentar em até 10%.

Pesquisa da consultoria Serasa Experian mostra que o chocolate ainda deve ser o mais procurado pelos consumidores, com 86% das vendas. Opções como roupas e acessórios podem representar 3% do faturamento e celulares e smartphones podem responder por 2%. Já os alimentos de época, como o bacalhau e a colomba pascal, devem representar apenas 1%.

A assessora econômica da Fercomercio-SP, Fernanda Della Rosa, ressalta que a Páscoa não é a data mais significativa para o varejo brasileiro, já que os produtos mais procurados na data têm menor valor agregado e impactam sobre a renda imediata do consumidor, por não serem financiáveis. “O que costuma ocorrer é a substituição de outros produtos pelo ovo de páscoa”, comenta Fernanda, “o consumidor ‘sacrifica’ outros produtos, por isso o crescimento não é tão expressivo”.

Otimista, a Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) prevê incremento nas vendas de 7,5%. No entanto, para o mesmo período de 2011 a estimativa de crescimento era de 15%, o dobro do esperado para este ano. O diretor de relações institucionais da associação, Luís Augusto Ildefonso da Silva, aponta que em 2012 o preço do cacau aumentou, o que levou à elevação do preço de produtos como ovos de páscoa e chocolates em barra. Isso, de acordo com ele, pode resultar na busca do consumidor por outros itens, como acessórios, perfumes e roupas, que também costumam ser procurados pelos clientes como alternativas de presentes.

Fernanda Della Rosa também indica estratégias para que o negócio seja rentável na Páscoa: “deve-se pensar em outros produtos, além dos ovos, para diversificar a oferta”. Segundo a assessora econômica da Fecomercio-SP, “o consumidor não busca só o ovo de páscoa, portanto o comerciante deve expor produtos tradicionais da data a fim de estimular o consumo”.

As dicas também incluem decorar o ambiente com a temática da data e oferecer produtos de diversas marcas e preços, para abranger diferentes perfis de consumidores.

De acordo com a assessora econômica, o clima também pode interferir nos resultados. Fernanda comenta que, em períodos quentes, o comerciante deve se atentar para a conservação dos produtos, e que sob temperaturas mais elevadas a procura do consumidor pelo chocolate pode ser menor.

Sobre as contratações, a Fecomercio-SP aponta que a criação de postos de trabalho temporários no comércio não é tão expressiva quanto aquela observada em datas como o Natal, por exemplo, já que as indústrias costumam incluir seus próprios demonstradores de produtos nas lojas.



Veículo: DCI


Veja também

Nestlé destina R$ 50 milhões para café inédito e prevê novas fábricas no País

A Nestlé lançou ontem o Nescafé Duogrão, apresentado como um novo segmento de café, m...

Veja mais
TetraPak lança seis modelos de embalagens

  Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Eurofarma compra fábrica da Merck Sharp & Dohme na Colômbia

Expansão. Aquisição faz parte da estratégia de internacionalização da empresa ...

Veja mais
Nestlé vai faturar 7% mais no Brasil em 2012

O faturamento da Nestlé do Brasil deve apresentar crescimento de 7% em 2012, em comparação com o an...

Veja mais
Ovos de chocolate: diet e light: opções sem culpa

O mercado de chocolates diet e light tem diversificado seu mix de produtos à medida em que cresce a populaç...

Veja mais
Ovo de Páscoa de 750g lidera reajuste em SP

Os ovos de Páscoa maiores, muitas vezes os mais cobiçados pelos consumidores, foram os que tiveram maior v...

Veja mais
Chocolates vendidos no Rio têm peso menor do que indica a embalagem

Durante duas semanas fiscais do Ipem/RJ analisaram 44 marcas de 645 unidades de ovos de chocolate e bombons comercializa...

Veja mais
Loja da Hemmer

Está agendada para a próxima terça-feira a inauguração da loja conceito da Hemmer no ...

Veja mais
Fruta não é enfeite

Aproveite alimentos antes de estragar e evite jogar fora comida e dinheiro No fundo da geladeira jaz a maç&atild...

Veja mais