Estimativas apontam que faturamento do comércio deve ter elevação entre 3% e 7,5%na Páscoa deste ano em comparação com 2011
No próximo domingo (8) comemora-se a Páscoa no Brasil e, até lá, os comerciantes aproveitam os últimos dias para faturar com a data.
Para este ano, a expectativa é que os ganhos do comércio sejam maiores do que os obtidos em 2011, quando, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o setor teve alta de 3,1% em relação ao ano anterior. Em 2012, a expectativa da federação é que as vendas cresçam no mesmo patamar, com 3% de elevação, e a produção pode aumentar em até 10%.
Pesquisa da consultoria Serasa Experian mostra que o chocolate ainda deve ser o mais procurado pelos consumidores, com 86% das vendas. Opções como roupas e acessórios podem representar 3% do faturamento e celulares e smartphones podem responder por 2%. Já os alimentos de época, como o bacalhau e a colomba pascal, devem representar apenas 1%.
A assessora econômica da Fercomercio-SP, Fernanda Della Rosa, ressalta que a Páscoa não é a data mais significativa para o varejo brasileiro, já que os produtos mais procurados na data têm menor valor agregado e impactam sobre a renda imediata do consumidor, por não serem financiáveis. “O que costuma ocorrer é a substituição de outros produtos pelo ovo de páscoa”, comenta Fernanda, “o consumidor ‘sacrifica’ outros produtos, por isso o crescimento não é tão expressivo”.
Otimista, a Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) prevê incremento nas vendas de 7,5%. No entanto, para o mesmo período de 2011 a estimativa de crescimento era de 15%, o dobro do esperado para este ano. O diretor de relações institucionais da associação, Luís Augusto Ildefonso da Silva, aponta que em 2012 o preço do cacau aumentou, o que levou à elevação do preço de produtos como ovos de páscoa e chocolates em barra. Isso, de acordo com ele, pode resultar na busca do consumidor por outros itens, como acessórios, perfumes e roupas, que também costumam ser procurados pelos clientes como alternativas de presentes.
Fernanda Della Rosa também indica estratégias para que o negócio seja rentável na Páscoa: “deve-se pensar em outros produtos, além dos ovos, para diversificar a oferta”. Segundo a assessora econômica da Fecomercio-SP, “o consumidor não busca só o ovo de páscoa, portanto o comerciante deve expor produtos tradicionais da data a fim de estimular o consumo”.
As dicas também incluem decorar o ambiente com a temática da data e oferecer produtos de diversas marcas e preços, para abranger diferentes perfis de consumidores.
De acordo com a assessora econômica, o clima também pode interferir nos resultados. Fernanda comenta que, em períodos quentes, o comerciante deve se atentar para a conservação dos produtos, e que sob temperaturas mais elevadas a procura do consumidor pelo chocolate pode ser menor.
Sobre as contratações, a Fecomercio-SP aponta que a criação de postos de trabalho temporários no comércio não é tão expressiva quanto aquela observada em datas como o Natal, por exemplo, já que as indústrias costumam incluir seus próprios demonstradores de produtos nas lojas.
Veículo: DCI