Esqueça Sean Connery, Roger Moore ou Pierce Brosnan, os lendários intérpretes do agente secreto James Bond no cinema, pedindo um drinque de vodca Martini "batido, não mexido". Agora, o agente britânico 007, que tem licença de Sua Majestade para matar, vai pedir uma Heineken. No próximo filme do personagem, "Skyfall", que tem estreia mundial prevista para 9 de novembro, o ator Daniel Craig vai aparecer em pelo menos uma das cenas bebendo a cerveja premium holandesa. A Heineken já patrocina os filmes de James Bond há 15 anos, mas é a primeira vez que Bond aprecia a bebida.
Talvez Sir Ian Lancaster Fleming, o jornalista e ex-agente do serviço secreto britânico, autor de 007, ficasse insatisfeito com os novos gostos do seu mais famoso personagem. Mas a mudança nas preferências etílicas de Bond é resultado de uma negociação de milhões de euros entre a Heineken e a MGM e a Sony Pictures, que produzem e distribuem o filme. A Heineken não revela quanto desembolsou, mas a iniciativa concentra os maiores investimentos em marketing da marca no ano e deve ir muito além da telona.
A cervejaria holandesa vai lançar uma série limitada da bebida premium inspirada em James Bond, envasada em garrafas de alumínio, além de levar Daniel Craig para estrelar o comercial da marca, assinado pela Publicis. A distribuição da cerveja 007 começa em setembro.
A Heineken é líder mundial no segmento de cerveja internacional premium, com 21% de participação em volume, segundo a consultoria Plato Logic. O segundo lugar é disputado com afinco entre a mexicana Corona, do Grupo Modelo, e a americana Budweiser, da AB Inbev. Em julho do ano passado, a Corona tinha 9,7% e, a Budweiser, 8,6%. Considerando a venda global de cerveja (marcas premium e populares), a Heineken é a terceira colocada, depois de AB Inbev e SAB Miller.
Em 2011, as vendas da cervejaria holandesa foram de € 17,1 bilhões, com alta de 6% sobre 2010. O Brasil é o 11º mercado da Heineken, segundo Mark van Iterson, principal executivo de design da Heineken, área responsável pela identidade da marca no mundo. "Mas o país está na frente da China, 12º colocado que, embora tenha o maior consumo mundial de cerveja, dá preferência para marcas populares, bem baratas", afirma.
No próximo mês, uma equipe da Heineken vem ao Rio escolher um lugar para a Holland Heineken House, um espaço oficial para atender os esportistas holandeses que participarão da Olimpíada de 2016 no Rio, explica Hans Erik Tuijt, diretor de ativação da marca Heineken. "A próxima casa, montada em Londres, este ano, será a 11ª Holland Heineken House, que começou em 1992, em Barcelona", diz Tuijt.
Entre os principais patrocínios regulares da marca, está a Liga dos Campeões, da UEFA - campeonato europeu de futebol. No Brasil, é patrocinadora da Copa Kaiser, maior campeonato amador do esporte do país. "Nossos dois grandes pilares estão em futebol e música", diz Tuijt. A empresa apoia festivais como Rock in Rio e Lollapalooza.
Veículo: Valor Econômico