Duas das maiores varejistas do mundo, a francesa Carrefour e a americana Wal-Mart, que no Brasil ocupam a primeira e a terceira posição no ranking das maiores supermercadistas do País, respectivamente, anunciaram a troca de seus executivos do mais alto escalão.
Considerada a maior varejista do mundo, a rede Wal-Mart Stores terá um novo presidente e CEO no ano que vem. Mike Duke, de 58 anos, irá suceder Lee Scott, a partir de 1º de fevereiro de 2009. Scott trabalhou por quase trinta anos na empresa, nove dos quais como presidente e CEO. Scott continuará como presidente do comitê executivo do conselho da empresa. "Foi um privilégio conduzir a companhia que Sam Walton criou", disse Lee Scott.
Seu sucessor, Duke, também foi eleito para o conselho administrativo do Wal-Mart Stores, com vigência imediata. A decisão do conselho da empresa também aprovou a promoção de Eduardo Castro-Wright, de 53 anos, a vice-presidente do conselho do Wal-Mart Stores.
Além de suas atuais responsabilidades como presidente e CEO da Wal-Mart americana, Castro-Wright assumirá o controle das operações de Compras Globais da empresa. "Esta mudança de administração ocorre em um momento de força e ímpeto para o Wal-Mart", disse Rob Walton, presidente do conselho administrativo do Wal-Mart.
"Mike Duke é um executivo altamente respeitado dentro e fora do país, com ampla experiência em toda a empresa, tendo conduzido com sucesso as operações da Divisão de Logística do Wal-Mart nos EUA e operações onternacionais", disse Walton. "Ele entende o varejo e gosta do ambiente complexo no qual operamos."
Carrefour
Outra gigante do varejo mundial que trocou executivos de alto escalão foi o grupo francês Carrefour, que anunciou a saída de seu diretor-geral, o espanhol José Luis Durán, a ser substituído pelo sueco Lars Olofsson.
José Luis Durán assumiu o cargo em julho, mas desde 2005 atuava como presidente da diretoria. A saída do espanhol era especulada havia meses pela imprensa francesa, em conseqüência das divergências com a Colony Capital e com Bernard Arnault, principais acionistas do Carrefour. O substituto, Olofsson, é hoje vice-presidente executivo do grupo Nestlé.
Veículo: DCI