A Nestlé assumirá o controle da divisão de nutrição da Pfizer no ano que vem, depois de vencer uma disputa acirrada com rivais que incluíam a francesa Danone.
A Nestlé ofereceu US$ 11,85 bilhões (R$ 22,35 bilhões) em dinheiro à Pfizer, que pretende se concentrar nas operações farmacêuticas.
O conglomerado suíço de alimentação deseja expandir seus negócios, especialmente nos mercados emergentes, e quer reforçar o segmento de nutrição infantil.
Paul Bulcke, presidente-executivo da Nestlé, afirmou que "a nutrição infantil está no coração de nossas atividades desde que a companhia foi fundada, em 1866. A Pfizer Nutrition é um excelente complemento estratégico".
As operações de nutrição da Pfizer, que a companhia herdou ao tomar o controle da Wyeth por US$ 68 bilhões em 2009, faturaram US$ 2,1 bilhões no ano passado, com alta de 15% ante 2010.
A divisão vende leite em pó para crianças e recém-nascidos e outros produtos infantis e adultos de nutrição e alimentação.
A venda será a maior realizada pela Pfizer desde que cedeu à Johnson & Johnson marcas de produtos de saúde de venda aberta por US$ 16,6 bilhões, em 2006.
Ian Read, presidente-executivo e do conselho da Pfizer, que decidiu realizar as vendas ao ser indicado para o comando da companhia no fm de 2010, disse que vai "manter o foco em aumentar o valor para os acionistas". A empresa estuda duas opções: recompra de ações ou investimento em outras oportunidades de negócios.
Kurt Schmidt, presidente da Nestlé Nutrition, disse que a aquisição era complementar do ponto de vista geográfico, com 85% de seu faturamento originário dos mercados emergentes e com negócios adicionais no Reino Unido, região na qual a Nestlé não está presente.
Veículo: Folha de S.Paulo