A Lindi produz 100 mil pares por mês, em uma fábrica com 9 mil metros quadrados em Nova Serrana
Há 14 anos no mercado, a Tênis Lindi, com planta em Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, está investindo para crescer. Desde 2010, a empresa está realizando aportes nas áreas de tecnologia e marketing e os resultados já estão começando a aparecer. Em 2011, foi registrada expansão nos negócios de 8% sobre o exercício imediatamente anterior. Para este ano, as expectativas são de um crescimento de 25% na comparação com 2011. Tudo isso dentro de um mercado que está sofrendo com a invasão dos produtos chineses.
O diretor comercial da Tênis Lindi, Ronaldo Lacerda, afirma que a empresa está ampliando o leque de produtos e aumentando a tecnologia dos tênis. A empresa trabalha hoje com três linhas de produtos: comfort, ventium e sport. Cada uma delas voltada para um tipo de ocasião. "O tênis para a prática de atividades físicas, por exemplo, exige tecnologia de amortecimento mais aprimorada", observa. Esses produtos são voltados para o público feminino. Na linha de tênis masculino, a empresa produz a marca Rank, que responde por 15% do faturamento.
Quando abriu as portas, há 14 anos, a Tênis Lindi funcionava na garagem da casa de um dos sócios e fabricava tênis infantis. Com quatro anos de mercado, a empresa mudou o foco para os tênis femininos. "O calçado infantil tem margem de lucro menor. O tênis feminino permite que você explore mais recursos, o que gera maior lucro", explica Lacerda. "Além disso, existiam poucas empresas especializadas em tênis feminino na época. As indústrias trabalhavam com calçados esportivos para os dois sexos", completa.
A aposta deu certo e a empresa se consolidou no mercado. Hoje, ela produz 100 mil pares por mês, em uma fábrica com 9 mil metros quadrados em Nova Serrana. Para este ano, a expectativa é de que as vendas cresçam 25% sobre 2011. A linha de produção suporta crescimento de até 30%. Por isso, a Tênis Lindi vai construir mais uma planta na mesma cidade. A nova unidade ocupará uma área de 6 mil metros quadrados e ficará ao lado da fábrica já existente. Para dar conta do crescimento previsto para este ano, a empresa vai aumentar o quadro de funcionários de 500 para 600 pessoas até o final do ano. Em 2014, quando a nova fábrica entrar em operação, esse número crescerá ainda mais.
Lacerda informa que a empresa está investindo, desde o segundo semestre de 2010, em marketing e novas tecnologias. "Com isso, estamos ganhando mercado", diz sem revelar valores. Umas das apostas da empresa foi na contratação do apresentador Rodrigo Faro como garoto-propaganda da marca. O fruto desses aportes começaram a ser colhidos no ano passado, quando foi registrado incremento de 8% sobre 2010. "Mas esperamos um retorno maior a partir deste ano", observa.
Ele lembra que existe um grande risco das empresas não suportarem os custos de fabricação do Brasil e acabarem registrando retração nos negócios. "Os gastos com encargos sociais e impostos são muito altos", afirma. Os produtos chineses, que estão invadindo o mercado, chegam ao Brasil com preços muito inferiores e têm dominado as prateleiras das lojas. Os Tenis Lindi estão em 4 mil pontos de vendas em todo o país. A empresa exporta 5% da produção para a Argentina e o Paraguai.
Veículo: Diário do Comércio - MG