Lindi vai ampliar área de produção

Leia em 2min 50s

A Lindi produz 100 mil pares por mês, em uma fábrica com 9 mil metros quadrados em Nova Serrana


Há 14 anos no mercado, a Tênis Lindi, com planta em Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, está investindo para crescer. Desde 2010, a empresa está realizando aportes nas áreas de tecnologia e marketing e os resultados já estão começando a aparecer. Em 2011, foi registrada expansão nos negócios de 8% sobre o exercício imediatamente anterior. Para este ano, as expectativas são de um crescimento de 25% na comparação com 2011. Tudo isso dentro de um mercado que está sofrendo com a invasão dos produtos chineses.

O diretor comercial da Tênis Lindi, Ronaldo Lacerda, afirma que a empresa está ampliando o leque de produtos e aumentando a tecnologia dos tênis. A empresa trabalha hoje com três linhas de produtos: comfort, ventium e sport. Cada uma delas voltada para um tipo de ocasião. "O tênis para a prática de atividades físicas, por exemplo, exige tecnologia de amortecimento mais aprimorada", observa. Esses produtos são voltados para o público feminino. Na linha de tênis masculino, a empresa produz a marca Rank, que responde por 15% do faturamento.

Quando abriu as portas, há 14 anos, a Tênis Lindi funcionava na garagem da casa de um dos sócios e fabricava tênis infantis. Com quatro anos de mercado, a empresa mudou o foco para os tênis femininos. "O calçado infantil tem margem de lucro menor. O tênis feminino permite que você explore mais recursos, o que gera maior lucro", explica Lacerda. "Além disso, existiam poucas empresas especializadas em tênis feminino na época. As indústrias trabalhavam com calçados esportivos para os dois sexos", completa.

A aposta deu certo e a empresa se consolidou no mercado. Hoje, ela produz 100 mil pares por mês, em uma fábrica com 9 mil metros quadrados em Nova Serrana. Para este ano, a expectativa é de que as vendas cresçam 25% sobre 2011. A linha de produção suporta crescimento de até 30%. Por isso, a Tênis Lindi vai construir mais uma planta na mesma cidade. A nova unidade ocupará uma área de 6 mil metros quadrados e ficará ao lado da fábrica já existente. Para dar conta do crescimento previsto para este ano, a empresa vai aumentar o quadro de funcionários de 500 para 600 pessoas até o final do ano. Em 2014, quando a nova fábrica entrar em operação, esse número crescerá ainda mais.

Lacerda informa que a empresa está investindo, desde o segundo semestre de 2010, em marketing e novas tecnologias. "Com isso, estamos ganhando mercado", diz sem revelar valores. Umas das apostas da empresa foi na contratação do apresentador Rodrigo Faro como garoto-propaganda da marca. O fruto desses aportes começaram a ser colhidos no ano passado, quando foi registrado incremento de 8% sobre 2010. "Mas esperamos um retorno maior a partir deste ano", observa.

Ele lembra que existe um grande risco das empresas não suportarem os custos de fabricação do Brasil e acabarem registrando retração nos negócios. "Os gastos com encargos sociais e impostos são muito altos", afirma. Os produtos chineses, que estão invadindo o mercado, chegam ao Brasil com preços muito inferiores e têm dominado as prateleiras das lojas. Os Tenis Lindi estão em 4 mil pontos de vendas em todo o país. A empresa exporta 5% da produção para a Argentina e o Paraguai.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Café solúvel ganha espaço no mercado externo

Minas Gerais é, tradicionalmente, um estado exportador de café em grãos, mas um novo mercado vem se...

Veja mais
Cigarro pressiona o IPC-S

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) ficou em 0,57% na te...

Veja mais
BH Outlet Plus inicia obras de expansão

Com o objetivo de solidificar o conceito das lojas de desconto em Minas Gerais, o BH Outlet Plus, localizado no Belveder...

Veja mais
Argentina poderá importar carne bovina

Segmento no país atravessa grave crise, já que grande parte de seu rebanho foi destruída. Buenos A...

Veja mais
Transporte de carga em MG registra desaceleração

O setor de cargas vem trabalhando com defasagem no frete já há alguns anosDepois de enfrentar dificuldades...

Veja mais
ICMS de calçados cai em São Paulo e afeta gaúchos

Setor que já vem enfrentando problemas de competitividade, a indústria calçadista gaúcha tem...

Veja mais
Lojistas projetam vendas acima de R$ 62 milhões no Dia das Mães

Roupas lideram a intenção de compras de quem vai presentear na ocasião, seguidas por calçado...

Veja mais
Döhler volta a ter base nos Estados Unidos

A empresa de cama, mesa e banho Döhler decidiu incrementar suas operações nos Estados Unidos, montand...

Veja mais
Varejo dá passos para organizar Natal

Por mais que a proximidade do Dia das Mães empolgue os varejistas, por se tratar da segunda melhor época d...

Veja mais