Varejo dá passos para organizar Natal

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Por mais que a proximidade do Dia das Mães empolgue os varejistas, por se tratar da segunda melhor época de vendas do ano, a movimentação para as vendas de Natal já segue acelerada entre as grandes empresas. Mesmo que para a maioria das pessoas o Natal ainda esteja muito longe, para os empresários dos setores varejista e atacadista, além de equipes responsáveis pela decoração de shopping centers e grandes lojas, a época natalina já começou. Os pedidos para o reforço dos estoques ainda não foram definidos, mas a movimentação em cima do período já está em andamento entre várias redes, principalmente as que atuam por meio também da importação de produtos.

No quesito decoração de ambientes, em que os contratos chegam a ser fechados até mais de seis meses antes do evento propriamente dito, empresas como a Cipolatti, pioneira em decoração de fim de ano no País, já estão com o showroom aberto e esperam crescimento de pelo menos 10% das encomendas deste ano. A Cipolatti já atua há 30 anos neste mercado e conta com mais de 600 opções em temas natalinos. São mais de 30 mil metros quadrados de área de instalação e cerca de 1.000 m² de showroom.

No último ano a empresa registrou um crescimento empresarial de 12,8% e, para 2012, a previsão é crescer mais 10%. "Nos últimos dez anos, com o boom imobiliário, e principalmente com a construção de shopping centers e centros comerciais, tivemos um aumento significativo", conta Ana Cecília Cipolatti, diretora de Marketing do grupo.

A diretora da marca também ressalta as constantes novidades que fazem com que as decorações não se repitam de um ano para outro. "Além de inovarmos a disposição do nosso showroom, exclusivo para os representantes dos principais shopping centers do Brasil, também incrementamos as decorações com tecnologia, interatividade e outros temas modernos." A Cipolatti hoje trabalha em 55 cidades de 18 estados do Brasil, além de países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Chile. "Para 2012, o desejo é expandir ainda mais a participação no mercado, olhando com atenção para os novos shoppings", conta Ana Cecília.

Feira especializada

Trabalhando no mesmo ramo, o grupo Grafite Feiras e Promoções realiza anualmente a Christmas Fair com itens como brinquedos e festas. Voltada para a cadeia produtiva do setor, a ação este ano será de 19 a 21 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento tem por objetivos reunir e integrar o mercado, apresentando tendências, promovendo negócios e viabilizando a troca de informações. Os resultados procurados são: formação de conceitos mercadológicos, ampliação dos canais de comercialização, incremento de vendas e geração de lucros.

Os expositores são empresários que buscam resultados através de ações de marketing. "Ao participar da feira, o expositor entra em contato direto com o mercado por três dias, potencializando as vendas, fidelizando e construindo uma relação com os clientes, além de aumentar sua rede de contatos, prospectar novos negócios e posicionar sua marca", garante Tarso Jordão, diretor-presidente da Grafite.

Segundo dados da organização da feira, a Christmas Fair recebe profissionais de 730 cidades brasileiras e mais de 25 países. No ano passado vieram mais de 12 mil visitantes e para 2012 está previsto um crescimento de 4%. São Paulo é o estado com maior número de participantes (7.474 pessoas em 2011), seguido por Minas Gerais (643), Rio de Janeiro (635) e Santa Catarina (589).

A feira já acontece há 17 anos e é estrategicamente marcada para o mês de maio, possibilitando que o comércio faça suas compras com a antecedência necessária. "Geralmente as decorações natalinas começam a ser planejadas no primeiro trimestre e são desenvolvidas durante todo o ano pelas empresas especializadas. Parte dos produtos é fabricada no Brasil e parte é importada. Por isso, e também pelo porte e complexidade das decorações, quanto antes os projetos tiverem início, melhor será o resultado."

Adquirindo os produtos dos fornecedores em maio, os lojistas começam a recebê-los em meados de setembro, podendo ofertá-los aos consumidores em outubro. Tais ações estimulam vendas de Natal cada vez mais antecipadas. O período é o melhor para o varejo, que sempre espera esse momento para alavancar as vendas com os presentes das festas de fim de ano.

Expectativas para 2012

No último Natal, o crescimento das vendas do varejo brasileiro ficou abaixo do esperado. O aumento foi de apenas 2,33 % em relação ao ano anterior, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Para os especialistas, um dos principais motivos foi que o 13º salário foi bastante utilizado para o pagamento de dívidas anteriores, relegando as compras de Natal ao segundo plano. Outro ponto também relevante na desaceleração foi o processo inflacionário registrado no ano passado, que consumiu parte do salário do trabalhador brasileiro.

Buscando um crescimento melhor para este ano, o comércio deve apostar em decorações e promoções especiais, que garantem maior movimentação de consumidores.

 
Veículo: DCI


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