General Shopping e BR Partners vão investir em outlets

Leia em 2min 30s

General Shopping e BR Partners assinaram na semana passada um memorando de entendimento para que se tornem sócias em futuros investimentos no segmento de outlets. Os aportes serão divididos igualmente em 50%, e isso inclui um segundo outlet da General Shopping que já estava nos planos da empresa, próximo à Brasília, e um terceiro empreendimento a ser construído em Salvador.

Essa parceria foi fechada duas semanas após o anúncio de associação entre a brasileira BRMalls e a americana Simon Property Group no segmento de outlets.

A expectativa é que a General Shopping (dona do Outlet Premium São Paulo, na rodovia dos Bandeirantes) invista US$ 150 milhões obtidos em março por meio da emissão de títulos perpétuos de dívida no mercado internacional, diz Alexandre Dias, diretor de relações com o varejo da General Shopping. Considerada a contrapartida de 50% da BR Partners, a soma total pode atingir US$ 300 milhões nos primeiros anos. Na época do anúncio da emissão dos títulos, foi informado que os recursos poderiam ser aplicados na expansão de shopping centers e em novos negócios. A General Shopping controla 14 shoppings. "Com o acordo, a ideia é ganharmos escala para manter o ritmo de expansão", afirmou Dias.

Apesar de os investimentos em outlets serem menores do que em shoppings (entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões, a metade do exigido em um shopping de grande porte), há um acelerado encarecimento dos terrenos nas rodovias principais do país, o que reforça a necessidade de caixa. A competição cresce- há o acordo entre BRMalls e Simon e o interesse da JHSF de ampliar atuação. Aos mais próximos, o comando da General Shopping diz que não quer que o mercado entenda que ela ficou para trás após o anúncio da BRMalls.

Simon e BRMalls informaram previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão em 12 empreendimentos em até sete anos. "Nós prevemos desembolsar cerca de US$ 300 milhões até o começo de 2015 em cinco outlets, além da conclusão do empreendimento em Brasília já anunciado", diz Dias. Ao se incluir nessa conta o outlet de São Paulo, em três anos serão sete empreendimentos na carteira de negócios, prevê a General Shopping

Em visita ao país em setembro, David Simon, presidente da Simon, encontrou-se com Alessandro Veronezi, presidente da General Shopping, além do comando da BRMalls e da Iguatemi. As conversas avançaram com a BRMalls. A General Shopping não comenta as negociações com a Simon.

Há alguns anos, a General Shopping planeja abrir seu segundo outlet em Alexânia (GO), a 80 quilômetros de Brasília - o anúncio da construção foi feito em 2011. Serão R$ 80 milhões em investimentos, apurou o Valor. Outro empreendimento é o Outlet Premium Salvador, na rodovia BA-099 (Estrada do Coco). O terreno foi adquirido na semana passada. Rodovias próximas à cidade do Rio de Janeiro também têm sido visitadas pela empresa.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Colombo tem prejuízo de R$ 54 milhões

Para a Lojas Colombo, 2011 foi um ano a ser esquecido. Apesar do aumento de 8,5% na receita consolidada líquida, ...

Veja mais
P&G lança plano para Olímpiada

A cem dias da Olimpíada de Londres, a Procter & Gamble (P&G), a maior empresa de bens de consumo do mundo...

Veja mais
China ainda atrapalha setor têxtil

A recente valorização do dólar no mercado brasileiro não afasta o principal problema do seto...

Veja mais
Comércio da Grande São Paulo fechou 6,5 mil vagas no mês de janeiro

O setor varejista fechou em janeiro 6.552 postos de trabalho formal na Região Metropolitana de São Paulo. ...

Veja mais
Nestlé diz que 2012 será um ano desafiador

A Nestlé disse na última sexta-feira que 2012 será um "ano desafiador". Ainda assim, a companhia ma...

Veja mais
Empresa aposta em entrega de frutas frescas

Imaginar receber frutas frescas todos os dias no trabalho  é uma bela maneira de levar motivaçã...

Veja mais
Brinquedos: Mercado terá 55 novos itens da Bandeirante

Com produtos encontrados em mais de 10 mil lojas no País, a Brinquedos Bandeirante segue otimista com as vendas d...

Veja mais
Aurora cisca na seara de Sadia e Perdigão

Indústria vai investir R$ 80 milhões para aumentar capacidade Para conquistar novos clientes no Nordes...

Veja mais
Coreanos da LG querem liderar vendas de lâmpadas no Brasil

Fabricante contrata ex-executivo da Philips e planeja atingir 30% do mercado da tecnologia LED até 2017 A sul-c...

Veja mais