General Shopping e BR Partners assinaram na semana passada um memorando de entendimento para que se tornem sócias em futuros investimentos no segmento de outlets. Os aportes serão divididos igualmente em 50%, e isso inclui um segundo outlet da General Shopping que já estava nos planos da empresa, próximo à Brasília, e um terceiro empreendimento a ser construído em Salvador.
Essa parceria foi fechada duas semanas após o anúncio de associação entre a brasileira BRMalls e a americana Simon Property Group no segmento de outlets.
A expectativa é que a General Shopping (dona do Outlet Premium São Paulo, na rodovia dos Bandeirantes) invista US$ 150 milhões obtidos em março por meio da emissão de títulos perpétuos de dívida no mercado internacional, diz Alexandre Dias, diretor de relações com o varejo da General Shopping. Considerada a contrapartida de 50% da BR Partners, a soma total pode atingir US$ 300 milhões nos primeiros anos. Na época do anúncio da emissão dos títulos, foi informado que os recursos poderiam ser aplicados na expansão de shopping centers e em novos negócios. A General Shopping controla 14 shoppings. "Com o acordo, a ideia é ganharmos escala para manter o ritmo de expansão", afirmou Dias.
Apesar de os investimentos em outlets serem menores do que em shoppings (entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões, a metade do exigido em um shopping de grande porte), há um acelerado encarecimento dos terrenos nas rodovias principais do país, o que reforça a necessidade de caixa. A competição cresce- há o acordo entre BRMalls e Simon e o interesse da JHSF de ampliar atuação. Aos mais próximos, o comando da General Shopping diz que não quer que o mercado entenda que ela ficou para trás após o anúncio da BRMalls.
Simon e BRMalls informaram previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão em 12 empreendimentos em até sete anos. "Nós prevemos desembolsar cerca de US$ 300 milhões até o começo de 2015 em cinco outlets, além da conclusão do empreendimento em Brasília já anunciado", diz Dias. Ao se incluir nessa conta o outlet de São Paulo, em três anos serão sete empreendimentos na carteira de negócios, prevê a General Shopping
Em visita ao país em setembro, David Simon, presidente da Simon, encontrou-se com Alessandro Veronezi, presidente da General Shopping, além do comando da BRMalls e da Iguatemi. As conversas avançaram com a BRMalls. A General Shopping não comenta as negociações com a Simon.
Há alguns anos, a General Shopping planeja abrir seu segundo outlet em Alexânia (GO), a 80 quilômetros de Brasília - o anúncio da construção foi feito em 2011. Serão R$ 80 milhões em investimentos, apurou o Valor. Outro empreendimento é o Outlet Premium Salvador, na rodovia BA-099 (Estrada do Coco). O terreno foi adquirido na semana passada. Rodovias próximas à cidade do Rio de Janeiro também têm sido visitadas pela empresa.
Veículo: Valor Econômico