A Nestlé disse na última sexta-feira que 2012 será um "ano desafiador". Ainda assim, a companhia manteve sua perspectiva de aumentar a receita com as vendas em todos os principais mercados, graças à inovação realizada em setores-chave e também à sua rápida expansão nos mercados emergentes.
No primeiro trimestre de 2012, a empresa registrou um aumento de 5,6% das vendas, passando de 20,26 bilhões de francos suíços (US$ 22,28 bilhões) para 21,39 bilhões de francos suíços (US$ 23,4 bilhões). Em volume, no entanto, o crescimento das vendas foi considerado fraco: 2,8%, ante 4,9% no mesmo período do ano anterior.
O crescimento das vendas foi registrado principalmente na Ásia, Oceania e África, segunda maior região em receita para a companhia suíça. Já na Europa e na América do Norte a crise econômica reduziu o poder de consumo das famílias e prejudicou os fabricantes de alimentos, afetados ainda pela disparada dos preços das commodities. Na Europa, o crescimento orgânico das vendas ficou em 2,3%.
Excluindo o impacto de aquisições e flutuações cambiais, as vendas saltaram 7,2%, acima da meta inalterada de longo prazo da empresa, de 5% a 6%. "Como era esperado, 2012 já se confirma como um ano difícil", disse o executivo-chefe Paul Bulcke. "Em muitos mercados desenvolvidos, onde a confiança do consumidor é baixa, o ambiente de negócios está enfraquecido, enquanto na maioria dos emergentes as condições se mantêm dinâmicas e ricas."
Veículo: DCI