Produção de rosas cresce 15% no país

Leia em 2min 50s

As vendas acompanharam o ritmo de expansão impulsionadas, principalmente, pelo varejo.


Arranjos bem trabalhados, simples, com cores fortes ou delicadas. A beleza das rosas chama atenção em qualquer lugar, sem contar o perfume natural. São por esses motivos que elas conquistam cada vez mais espaço no dia a dia das famílias brasileiras. Segundo informações da Hórtica Consultoria e Treinamento, elas representam 30% de todo o consumo de flor de corte no Brasil. Dados da Cooperativa dos Floricultores (Cooperflora) apontam que de janeiro a março deste ano, houve um aumento de 15% na produção de rosas, frente ao mesmo período de 2011.

A Rosas Reijers confirma essa realidade, com crescimento de 10% no corte de seus mais de 50 tipos de rosas. "Temos uma grande variedade de produtos e um sistema de produção sustentável. Com o uso de novas tecnologias e boas estratégias, estamos preparados para impulsionar, a qualquer momento, nossa produção e acompanhar a demanda de mercado", declarou Roberto Reijers, diretor da empresa, que possui mais de 1 milhão de roseiras.

De acordo com levantamento da Hórtica, em 2011 foram comercializadas mais de 285 milhões de unidades de rosas. O principal fator para este resultado é a maior oferta das flores em supermercados, o que proporciona rosas frescas todos os dias. Alinhado a isso também está o preço acessível, a alta qualidade dos produtos, a preocupação com jardinagem, decoração e arquitetura de modo geral.

"De fato, as vendas no varejo deram um novo rumo para os negócios, sendo os supermercado grandes parceiros nesta questão. As flores estão mais acessíveis aos clientes, sendo adquiridos pelo consumidor final em datas comemorativas ou não. Uma nova cultura à respeito das rosas está em formação", opinou Reijers, afirmando que o varejo é responsável por 25% das vendas da empresa.

Carro-chefe - São Paulo é carro-chefe com tudo o que se relaciona à floricultura. Em termos de produção, consumo e mercado, a cidade responde por 60% a 70% de tudo o que acontece no segmento de rosas. Porém, com o mercado aquecido, outros pólos importantes começam a surgir e a se consolidar.

O Ceará é um forte exemplo disso. O Estado tem se destacado nos últimos anos e já garantiu espaço na produção de rosas para o mercado interno e exportação. Já Minas Gerais tem esboçado uma recuperação na roseicultura nacional.

"Em Minas temos um clima mais ameno, devido às altas altitudes, o que nos permite produzir uma rosa de botões grandes, cores intensas, excelente qualidade e a poucos quilômetros do principal mercado distribuidor, que é São Paulo. Já o clima do Ceará facilita uma produção contínua ao longo do ano, abastecendo os mercados do Norte e Nordeste com produtos frescos", afirmou Reijers.

Com duas fazendas em atividade (Itapeva, Sul de MInas, e São Benedito, no Ceará), a Rosas Reijers é considerada a maior produtora do país. São 30 anos de atuação, com mais de 50 tipos de rosas, em diversas cores, formas, perfumes e tamanhos.

No total, são 46 hectares de área produtiva que abastecem todo o território nacional, incluindo exportação para a Holanda. As rosas são cultivadas em sistema de substrato, e na safra alta, são colhidos ao dia, aproximadamente 170 mil botões.

A Rosas Reijers é certificada pelo Método de Produção Sustentável (MPS), com 98,8 pontos, a maior nota entre 4.100 produtores inscritos de um total de 50 países.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Coreanos da LG querem liderar vendas de lâmpadas no Brasil

Fabricante contrata ex-executivo da Philips e planeja atingir 30% do mercado da tecnologia LED até 2017 A sul-c...

Veja mais
Indústria de CDs ainda sobrevive no mercado

Era uma vez uma indústria brasileira que rendia até R$ 1,3 bilhão por ano, não tinha concorr...

Veja mais
Invasão verde

A rede de origem capixaba Hortifruti, que tem mais de 20 unidades no Rio de Janeiro, vai entrar no mercado de São...

Veja mais
O grande negócio chamado shopping

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) vai às ruas de São Paulo na manh&at...

Veja mais
Anvisa pode flexibilixar anúncios de remédios

Lobby da indústria farmacêutica quer reduzir alertas de efeitos adversos de medicamentos de uso livre e vol...

Veja mais
Wal-Mart encobre denúncias de corrupção no México, diz jornal

Diretoria suspendeu apuração; rede afirma que investiga o caso A alta diretoria da rede de varejo Wal-Mart...

Veja mais
Doença da laranja exige ação coordenada, afirma estudo

Ataque ao greening de forma conjunta por produtores é única forma de controlar a pior praga da fruta, diz ...

Veja mais
P&G faz filme com foco nas mães dos atletas olímpicos

Patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos até 2020, a Procter&Gamble deu a largada em suas aç&o...

Veja mais
Empresa de SP desenvolve tira-manchas biodegradável

Produto é feito com ácidos naturais de frutas e plantas.A preocupação ambiental gera novos p...

Veja mais