Produto é feito com ácidos naturais de frutas e plantas.
A preocupação ambiental gera novos produtos. Em São Paulo, a empresa de Nilton Nakabayashi desenvolveu um tira-manchas ecológico, que é biodegradável e não contém química na fórmula.
Prático, fácil de usar e não faz sujeira. É só girar o bastão, esfregar e tirar a mancha de qualquer coisa. Até colarinhos amarelados e encardidos de camisas ficam limpos. “Tira-manchas, principalmente, de ketchup, massa de tomate, que as crianças geralmente sujam muito as camisetas. Então, ele é ótimo”, diz a dona de casa Glória de Jesus Borges.
O tira-manchas foi desenvolvido por Nakabayashi. “Pode ser utilizado em qualquer tipo de tecido. Seda, linho, poliéster, algodão. Colorido ou branco. Não mancha”, afirma.
O empresário e o sócio Jacques Mayo investiram R$ 600 mil no aperfeiçoamento do tira-manchas. A empresa se especializou em produtos de limpeza ecológicos que não agridem a saúde e o meio ambiente.
Para chegar à fórmula ideal, o tira-manchas passou por vários testes no Brasil, Austrália e em Israel. E o produto ganhou o selo de órgãos de saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O produto é biodegradável e feito à base de ácidos naturais de frutas e plantas. “O nosso produto não exala gás nenhum. E quem vai utilizar não há risco nenhum nem para a saúde nem para o meio ambiente”, afirma o empresário.
A produção do tira-manchas é terceirizada. Na esteira, ganham rótulos com o número do lote e data de validade. A produção de bastões de tira-manchas chega a 40 mil unidades por mês. Também, são fabricados o limpa tênis e o limpa cozinha, produtos que auxiliam na limpeza e complementam a linha ecológica.
A terceirização da produção é interessante às duas partes. “Nós temos a estrutura, o maquinário, os funcionários que são especialistas em terceirização. E para eles também é vantagem, porque economizam custos”, diz José Edvaldo Pereira, da empresa terceirizada.
O tira-manchas chegou ao mercado em 2009. A aceitação do produto pelos consumidores foi um sucesso. Hoje, os produtos podem ser encontrados em 600 pontos de venda, entre supermercados, rede de lojas e empórios.
Em São Paulo, em apenas três meses, a procura pelo tira-manchas chamou a atenção do gerente de um empório. Foram vendidos mais de 400 bastões. “Principalmente o bastão mini, está vendendo super bem. Pelo cliente poder levar na bolsa, pelo custo menor, e pela praticidade”, explica o gerente Márcio da Silva.
A dona de casa Eva Maria Santos aprovou o produto. Para ela, o tira-manchas limpa caneta esferográfica, sangue, ketchup, molho de tomate, chocolate, batom, café, óleo e vinho. É um curinga na hora da limpeza. “Não precisa deixar de molho, no máximo, mancha velha, são dez minutinhos”, diz.
E a empresa de Nakabayashi faturou no ano passado, com produtos ecológicos, mais de R$ 700 mil. E para este ano a expectativa surpreende. O empresário espera chegar aos R$ 4 milhões e já aposta em novidades. “A gente vai lançar mais dois produtos. Então, na realidade, vamos ficar com 7 a 9 produtos. E querendo inovar, criando novos produtos constantemente para nossos consumidores”, diz.
Veículo: Pequenas Empresas & Grandes Negócios