Com o objetivo de solidificar o conceito das lojas de desconto em Minas Gerais, o BH Outlet Plus, localizado no Belvedere, região Centro-Sul da Capital, começou, neste mês, as obras da segunda fase do projeto de expansão. Os investimentos no novo espaço, de propriedade dos grupos mineiros MGPX e Atuante, de Belo Horizonte, devem passar de R$ 70 milhões. Serão mais de 100 novas lojas que ocuparão uma área total de 65 mil metros quadrados.
Segundo o diretor da Atuante Empreendimentos, administradora do BH Outlet Plus, Aroldo Soraggi, a expansão estava prevista para iniciar somente no final deste ano. "Como estamos com 100% da ocupação, com 40 lojas em funcionamento, decidimos adiantar as obras para oferecer espaço aos novos empreendedores." O diretor informou ainda que já conta com 60% dos espaços reservados para grifes nacionais e internacionais. "A proximidade com a Copa de 2014 é outro fator positivo, já que Belo Horizonte será uma das sedes. Para atender a enorme demanda, temos a necessidade de disponibilizar um maior número de lojas, para que novas marcas se estabeleçam e disponibilizem mais opções de produtos aos consumidores", acresenta.
A novidade será a construção de um segundo andar voltado para lojas de produtos para casa, presentes e decoração, todas com conceito off price. O projeto prevê, ainda, a expansão do primeiro andar do shopping, que hoje ocupa Área Bruta Locável (ABL) de 6 mil metros quadrados. "Pretendemos formar o mais variado mix de produtos, para que possamos atrair o maior número de visitantes, estimado em cerca de 5,5 milhões por ano", revela Soraggi. Ainda de acordo com o diretor, desde que o shopping foi inaugurado, em maio de 2011, o número de visitantes cresceu 40%, até abril.
O empreendimento deve inciar as operações do novo espaço no primeiro semestre de 2013. O BH Outlet Plus vai disponibilizar estacionamento gratuito para 2 mil carros e um heliporto, com vaga para três helicópteros simultaneamente. "Temos uma localização de destaque, considerada privilegiada, na BR-356, que dá acesso ao Rio de Janeiro e às cidades históricas, aos principais condomínios e às áreas de maior expansão urbana para classe A/B, onde circulam mais de 55 mil veículos dia, próximo ao convívio das classes de maior poder de compras e dos consumidores que se identificam com as marcas que oferecemos", revela.
Com 60% das áreas já reservadas, o novo espaço oferece lojas que variam de 100 a mil metros quadrados. Segundo o diretor da Atuante, Aroldo Soraggi, "quando o empreendimento estiver operando em totalidade, prevista para o primeiro semestre de 2013, serão 26 mil metros quadrados total de ABL, com faturamento previsto de R$ 200 milhões por ano". O valor para montagem de loja com conceito off price, que oferece produtos com preço até 40% mais barato que nas lojas tradicionais, é cerca de 50% mais barato que em outros shoppings, informa Soraggi.
Joint venture - O conceito outlet parece estar cada vez mais se solidificando entre os consumidores brasileiros. Em busca deste novo nicho de mercado, a BR Malls - administradora de 46 shoppings nacionais - e a Simon - proprietária e administradora americana de mais 70 outlets em todo o mundo - anunciaram uma joint venture para desenvolver o setor no Brasil. Segundo comunicado das empresas, está prevista a criação de uma entidade brasileira, de propriedade conjunta, para desenvolver e controlar outlets no país. O primeiro ativo deve ser inaugurado em São Paulo em 2013, porém, segundo a BR Malls, é possível que sejam construídos novos empreendimentos do setor em Minas Gerais.
Veículo: Diário do Comércio - MG