Roupas lideram a intenção de compras de quem vai presentear na ocasião, seguidas por calçados
Na lista de datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães, que será comemorado no domingo, 13 de maio, já permeia pelo imaginário dos gaúchos. De um lado, lojistas projetam crescimento de 8% a 10% em relação ao mesmo período do ano passado, calculando que sejam comercializados R$ 62 milhões em presentes para as homenageadas. De outro, as mães sonham com os mimos, em que perfumes e produtos eletrônicos como tablets e notebooks estão entre os prediletos deste ano. Já os filhos acreditam que irão agradar presenteando com roupas, perfumes e objetos de casa e decoração. Estes e outros dados foram apurados pela pesquisa Comportamento de Consumo dos Porto Alegrenses para o Dia das Mães 2012, encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL-POA), que revela ainda que neste ano, dos 400 consumidores entrevistados, apenas 30,3% das pessoas que pretendem investir em presentes têm a intenção de ir às compras nos últimos dias.
De acordo com o presidente da CDL-POA, Gustavo Schiffino, o ticket-médio dos presentes deverá ficar em torno de R$ 140,00. Isso porque, apesar da preferência por eletrônicos revelada por 14,2% das mães entrevistadas - enquanto outras 20,9% disseram querer ganhar perfumes - apenas 1,6% dos filhos entrevistados pretende comprar este tipo de produto. A maioria deverá apostar nos presentes mais tradicionais, como roupas (33,1%) e calçados (10,1%). A estimativa dos lojistas é que o frio deva contribuir para o aumento das vendas, uma vez que artigos de vestuário lideram a preferência dos consumidores neste período.
No comércio, a procura pelos presentes já iniciou, e, segundo a pesquisa, a busca está bem dividida entre lojas de rua e de shop-ping centers. O estudo revela que a escolha do local da compra está relacionada ao sexo e à classe dos entrevistados: 49% dos homens ouvidos e 68% da classe AB afirmaram que preferem comprar em lojas de shoppings, enquanto 48,2% das mulheres e 63,5% da classe C optam pelas lojas de rua. Já as compras pela internet deverão representar 2,5% neste Dia das Mães.
Outra tendência apontada pelo levantamento da CDL-POA é que a classe C está preferindo pagar à vista: 66,5% das pessoas desta categoria disseram que irão quitar as compras na hora, índice que supera os 56% entrevistados das classes A e B que procederão da mesma forma. Neste quesito, os homens também lideram no pagamento à vista, representando 68,5%, diante de 45,2% das mulheres que pretendem comprar a prazo. Entre o total de entrevistados que pagarão a compra posteriormente, 72,8% afirmaram que irão utilizar o cartão de crédito para a transação. Do total de consumidores ouvidos pela pesquisa, 64,3% de pessoas de classes A e B e 52,3% da classe C disseram que são influenciados pelas vitrines na hora da compra.
Veículo: Jornal do Comércio - RS