L'Occitane planeja ter 130 operações no País

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Renomada no mercado francês de cosméticos, país conhecido em especial por seus perfumes, a L'Occitane, detentora de três marcas diferentes de produtos e que têm seus negócios focados em um público elitizado, afirma ter muitos planos para o Brasil. A rede, que atualmente conta com mais de 84 lojas em operação e quatro spas - uma lojaflagship (bandeira própria L'Occitane en Provence) em São Paulo e três petit spas - espera ter em 2014 em torno de 130 lojas em operação no Brasil (dobrar sua operação), local em que o grupo viu crescimento de 30% das vendas nos últimos três anos.

A iniciativa da empresa vem do sucesso de vendas iniciado em 1996 em terras brasileiras, ano em que a L'Occitane inaugurou sua primeira loja; desde então, a rede não para de crescer. Segundo Ana Chaia, presidente da marca no Brasil, o País é o quinto mercado em potencial da marca francesa. "O Brasil é a 5ª operação mais relevante no ranking mundial de faturamento da companhia, atrás de Japão, Estados Unidos, França e Reino Unido" diz.

Com experiência adquirida em empresas como American Express (cartão de crédito), Unilever (nutrição, higiene e afins) e na Natura (cosméticos), Ana Chaia assumiu a presidência da marca em 2009 com um objetivo - consolidar as estratégias de crescimento contínuo da companhia no mercado nacional. Para isso a especialista estruturou sua equipe, que conta hoje com: Luiz Novaes, vindo do Mc'Donalds; Laura Barros, vinda da L'Oreal; Benjamin Beaufils, vindo da filial mexicana da L'Occitane; Elisabeth Lin, que atuou na Nivea e na P&G, e Pida Landin, com experiência no setor farmacêutico. Implementou ferramentas de business intelligence (inteligência de negócios) para conseguir triplicar o faturamento das vendas que em 2010 atingiu faturamento de 772,3 milhões de Euros. "Prova de que o trabalho tem dado certo é que quando assumi a companhia a L'Occitame tinha 24 lojas no Brasil; hoje este número é de mais de 80 lojas. A presença dos produtos da marca está no e-commerce (vendas pela Internet) e nos diferentes canais de atuação, como farmácias; com a chegada da segunda marca do Grupo L'Occitane, chamada Couvent des Minimes, ela será vendida com exclusividade no Grupo Pão de Açúcar [GPA]", explica Ana Chaia, em entrevista exclusiva aoDCI.

A parceria com a maior rede varejista do Brasil foi anunciada em março deste ano e a previsão é que as linhas de produtos, entre sabonetes, shampoos, cremes corporais, tratamentos para cabelos, entre outros da linha exclusiva, cheguem às gôndolas da rede na próxima semana.

Para a presidente da marca francesa, a escolha do Pão de Açúcar deveu-se à proximidade dos propósitos das marcas: o conceito de exclusividade ao público-alvo A e B. "Escolhemos levar os produtos da marca Le Couvent des Minimes com exclusividade para as lojas do GPA, por considerarmos que as marcas têm o mesmo propósito, como a valorização do bem-estar e de qualidade de vida. Temos projetos ambiciosos no País e os canais de venda, como o Pão de Açúcar, fazem parte desse crescimento", enfatiza a representante da marca. E completa: "Consideramos que este era o momento de levar uma marca exclusiva, como a Le Couvent des Minimes, para um varejista muito importante no Brasil, com o posicionamento aderente à proposta da nossa marca e que prioriza a qualidade e a excelência nos produtos. Com a parceria queremos atingir as classes A e B no momento das compras no supermercado".

Ainda segundo a presidente da rede no Brasil, com a vinda da segunda marca do Grupo L'Occitane, o conceito é unir no momento da compra de itens de alimentação, higiene com a compra de cosméticos premium, medida muito comum em outros países. "Queremos trazer esse conceito aos consumidores brasileiros", diz.

Pouco tempo depois de anunciar a venda dos produtos em uma única rede supermercadista do Brasil, a L'Óccitane passou a contar com mais um canal de venda, a Drogaria Onofre, o que faz o grupo francês estar presente em 250 pontos de farmácias e perfumarias, o que ressalta a intenção da empresa de implementar a sua estratégia multicanal de negócios. "Ao ter duas marcas diferentes no mercado brasileiro, reforçamos nossa estratégia multicanal. O objetivo é ampliar o conhecimento da marca, seus produtos e suas histórias reforçando a liderança do Grupo L'Occitane no segmento de varejo seletivo de cosméticos no Brasil", completa Ana Chaia.

Além das lojas próprias, farmácias e algumas lojas da bandeira Pão de Açúcar, os produtos da L'Occitane estão presentes em 80 hotéis e pousadas selecionados a dedo pela equipe de venda da marca francesa, espalhados pelo Brasil e em seu site de vendas on-line que tem alcance em quase todo o território nacional. "Dos 27 estados brasileiros, a L'Occitane en Provence está fisicamente presente em 22, e conta com 400 funcionários", explica Ana Chaia.

Além da Onofre, os consumidores dos produtos da marca estão disponíveis também na Raia Drogasil, na Drogaria São Paulo, na Venâncio e na Nissei, entre outras. No Brasil o carro -chefe é a linha Karité. "Atualmente é vendido um creme para mãos da linha Karité a cada cinco segundos no mundo todo, e hoje a Karité é a linha mais extensa dentro de nossas lojas", explica a presidente das operações no Brasil. Ainda com as vendas em solo nacional, a fragrância best-seller (a mais vendida) é a da linha Flor de Cerejeira, e, para o corpo, a linha Amêndoa é a mais procurada pelos consumidores brasileiros.

Todos os produtos do Grupo L'Occitane, que totalizam 430 em portfólio, são produzidos em Manosque, na região da Provence, na França e são importados para o mundo todo. No Brasil, o grupo conta com um centro de distribuição localizado em Jundiaí, interior de São Paulo, e o único produto que tem algo brasileiro é o envasamento da colônia da linha Lavanda.

Ana Chaia, quando questionada sobre as previsões do grupo para os próximos anos, afirma que a marca francesa em longo prazo, "pretende se tornar o polo para a América do Sul", diz.



Veículo: DCI


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