A duas semanas do Dia dos Namorados e o comércio já se prepara para a data, considerada uma das mais importantes para o setor. No Interior do Estado, associações comerciais promovem campanhas com objetivo de aumentar as vendas e fidelizar os consumidores no comércio local. As expectativas são otimistas: é esperado um crescimento de até 8% nas vendas, em comparação a igual período do ano passado.
E para conquistar consumidores vale de tudo, desde sorteio de prêmios até promoção de concursos que dará uma viagem de navio a quem der o presente mais inusitado. Para o diretor técnico do Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Antônio Vicente Golfeto, a data marcará no comércio a transição do momento econômico do País.
"As vendas para o Dia das Mães ficaram um pouco abaixo do esperado. Agora, com o Dia dos Namorados, o setor deverá apresentar um crescimento nominal de 3% a 4%", aposta", diz. Além dos tradicionalmente para vendidos para esta data, como calçados, vestuários, celulares e jóias, Golfeto aposta que o setor mais beneficiado será o de serviços, principalmente restaurantes e motéis.
Consolidação – Em Marília, a 443 quilômetros da Capital, a Associação Comercial e Industrial do município (Acim) espera que este Dia dos Namorados consolide ainda mais a cidade como polo regional, que atrai consumidores em um raio de até 80 quilômetros. Ao todo, são 1,2 milhão de potenciais consumidores na região.
“O fato de o feriado de Corpus Christi ser em uma quinta-feira incentivará as pessoas a viajarem para o interior", afirma o superintendente da Acim, José Augusto Gomes. Desta forma, segundo ele, muita gente deixará para comprar quando chegar ao seu destino. "Isto traz ainda mais otimismo", diz
Na opinião de Gomes, a as vendas este ano devem crescer entre 5% e 7%, em comparação com 2011. As principais apostas são nos artigos de vestuário, eletrônicos, perfumes e jóias. Para atingir este objetivo, a Acim está distribuindo cartazes alusivos à data para os seus associados – mais de 1,6 mil. O material publicitário destaca, principalmente, o horário de funcionamento diferenciado para o comércio de rua na véspera do Dia dos Namorados, 11 de junho, quando as lojas permanecem abertas das 9h às 22h.
Concurso - A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) desenvolveu uma campanha bem diferente para o Dia dos Namorados deste ano. A entidade irá premiar os casais que apresentarem os presentes mais criativos e inovadores. O concurso é aberto a namorados, noivos e casados de todas as faixas etárias. "Os presentes serão avaliados por uma comissão composta pelos realizadores da campanha. Serão, no total, cinco casais premiados", afirma o diretor de Promoções da Acipi, Giácomo Inforzato.
Quem ficar em primeiro lugar será premiado com uma viagem de navio, com destino ainda a ser definido. Os que forem classificados do segundo ao quinta lugares receberão estadias em hotéis e resorts. Entre os dias 4 e 8 de junho, os interessados deverão apresentar o presente na sede da Acipi, onde será fotografado.
Na ocasião, o participante também preencherá uma ficha de adesão e receberá o regulamento do concurso. Os presentes serão avaliados no dia 11 de junho e, no dia seguinte, os vencedores serão conhecidos. A entidade divulgará a lista dos ganhadores em sua sede e também por meio da imprensa local.
"A ideia da campanha surgiu com o motivo da inovação. Um presente deve ser criativo e representar um momento de descontração entre os casais", explica Inforzato. A expectativa da Acipi é de um crescimento entre 7% e 8% nas vendas para a data.
Sorteio - Outra entidade que aposta na distribuição de prêmios como forma de incentivar o consumo para o Dia dos Namorados é a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc). A entidade sorteará aos consumidores locais cinco vales-compra no valor de R$ 1 mil cada. Os cupons serão distribuídos gratuitamente aos empresários e comerciantes associados da entidade que, por sua vez, entregarão aos seus clientes na hora da compra. O sorteio acontecerá no dia 15 de junho, na sede da Acisc, e os cupons poderão ser trocados por produtos em qualquer estabelecimento filiado à entidade.
De acordo com o presidente da Acisc, Alfredo Maffei Neto, a iniciativa visa incentivar a adesão dos micro e pequenos empresários, que dificilmente teriam condições de arcar sozinhos com os custos de uma campanha desse porte. "Além disso, estimulamos o envolvimento de estabelecimentos de vários bairros da cidade, o que, certamente, integra e unifica o comércio local", conclui. O dirigente acredita em um crescimento nas vendas da ordem de 8% em comparação ao ano passado, principalmente em função das baixas taxas de juros.
Veículo: Diário do Comércio - SP