Dia dos Namorados agita o Interior

Leia em 4min

A duas semanas do Dia dos Namorados e o comércio já se prepara para a data, considerada uma das mais importantes para o setor. No Interior do Estado, associações comerciais promovem campanhas com objetivo de aumentar as vendas e fidelizar os consumidores no comércio local. As expectativas são otimistas: é esperado um crescimento de até 8% nas vendas, em comparação a igual período do ano passado.

E para conquistar consumidores vale de tudo, desde sorteio de prêmios até promoção de concursos que dará uma viagem de navio a quem der o presente mais inusitado. Para o diretor técnico do Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Antônio Vicente Golfeto, a data marcará no comércio a transição do momento econômico do País.

"As vendas para o Dia das Mães ficaram um pouco abaixo do esperado. Agora, com o Dia dos Namorados, o setor deverá apresentar um crescimento nominal de 3% a 4%", aposta", diz. Além dos tradicionalmente para vendidos para esta data, como calçados, vestuários, celulares e jóias, Golfeto aposta que o setor mais beneficiado será o de serviços, principalmente restaurantes e motéis.

Consolidação – Em Marília, a 443 quilômetros da Capital, a Associação Comercial e Industrial do município (Acim) espera que este Dia dos Namorados consolide ainda mais a cidade como polo regional, que atrai consumidores em um raio de até 80 quilômetros. Ao todo, são 1,2 milhão de potenciais consumidores na região.

“O fato de o feriado de Corpus Christi ser em uma quinta-feira incentivará as pessoas a viajarem para o interior", afirma o superintendente da Acim, José Augusto Gomes. Desta forma, segundo ele, muita gente deixará para comprar quando chegar ao seu destino. "Isto traz ainda mais otimismo", diz

Na opinião de Gomes, a as vendas este ano devem crescer entre 5% e 7%, em comparação com 2011. As principais apostas são nos artigos de vestuário, eletrônicos, perfumes e jóias. Para atingir este objetivo, a Acim está distribuindo cartazes alusivos à data para os seus associados – mais de 1,6 mil. O material publicitário destaca, principalmente, o horário de funcionamento diferenciado para o comércio de rua na véspera do Dia dos Namorados, 11 de junho, quando as lojas permanecem abertas das 9h às 22h.

Concurso - A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) desenvolveu uma campanha bem diferente para o Dia dos Namorados deste ano. A entidade irá premiar os casais que apresentarem os presentes mais criativos e inovadores. O concurso é aberto a namorados, noivos e casados de todas as faixas etárias. "Os presentes serão avaliados por uma comissão composta pelos realizadores da campanha. Serão, no total, cinco casais premiados", afirma o diretor de Promoções da Acipi, Giácomo Inforzato.

Quem ficar em primeiro lugar será premiado com uma viagem de navio, com destino ainda a ser definido. Os que forem classificados do segundo ao quinta lugares receberão estadias em hotéis e resorts. Entre os dias 4 e 8 de junho, os interessados deverão apresentar o presente na sede da Acipi, onde será fotografado.

Na ocasião, o  participante também preencherá uma ficha de adesão e receberá o regulamento do concurso. Os presentes serão avaliados no dia 11 de junho e, no dia seguinte, os vencedores serão conhecidos. A entidade divulgará a lista dos ganhadores em sua sede e também por meio da imprensa local.

"A ideia da campanha surgiu com o motivo da inovação. Um presente deve ser criativo e representar um momento de descontração entre os casais", explica Inforzato. A expectativa da Acipi é de um crescimento entre 7% e 8% nas vendas para a data.

Sorteio - Outra entidade que aposta na distribuição de prêmios como forma de incentivar o consumo para o Dia dos Namorados é a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc). A entidade sorteará aos consumidores locais cinco vales-compra no valor de R$ 1 mil cada. Os cupons serão distribuídos gratuitamente aos empresários e comerciantes associados da entidade que, por sua vez, entregarão aos seus clientes na hora da compra. O sorteio acontecerá no dia 15 de junho, na sede da Acisc, e os cupons poderão ser trocados por produtos em qualquer estabelecimento filiado à entidade.

De acordo com o presidente da Acisc, Alfredo Maffei Neto, a iniciativa visa incentivar a adesão dos micro e pequenos empresários, que dificilmente teriam condições de arcar sozinhos com os custos de uma campanha desse porte. "Além disso, estimulamos o envolvimento de estabelecimentos de vários bairros da cidade, o que, certamente, integra e unifica o comércio local", conclui. O dirigente acredita em um crescimento nas vendas da ordem de 8% em comparação ao ano passado, principalmente em função das baixas taxas de juros.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

"Tapioca na General Mills"

  Tem fubá, tem tapioca e tem mais 600 produtos brasileiríssimos para vender. Quem tem isso, agora, ...

Veja mais
Sony investe R$ 500 milhões para dobrar negócio no Brasil

A Sony planeja investir R$ 500 milhões no Brasil até 2014 e espera com isso dobrar o negócio no Pa&...

Veja mais
Venda de aquecedores será até 10% superior no inverno de 2012, estima Asbrav

A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilaç&...

Veja mais
M. Dias Branco compra a cearense Moinho Santa Lúcia por R$ 90 milhões

A M. Dias Branco  adquiriu totalidade do capital do Moinho Santa Lúcia, do Ceará, por R$ 90 milh&otil...

Veja mais
Quiosques oferecem opção para pequeno empreendedor

Com mais disponibilidade de pontos de venda e preço inicial muito menor, os quiosques de shoppings aparecem atual...

Veja mais
Walmart abre 90 vagas na Bahia

A cidade de Itabuna (BA) está com uma novidade, a rede de supermercados Walmart Brasil abriu a seleç&atild...

Veja mais
Clima reduz safra de cacau do país em 9%

Os números finais da colheita brasileira de cacau na safra 2011/12 ficaram próximos do previsto inicialmen...

Veja mais
Cresce a disputa por executivos para atuar no setor farmacêutico

Aos 38 anos, com carreira desenvolvida em empresas de telecom, Sandro Mazzoni nunca havia imaginado trabalhar no setor f...

Veja mais
Governo prepara pacote para os orgânicos

Setor movimenta US$ 250 milhões por ano, sendo que 70% da produção no País é exportad...

Veja mais