Com mais disponibilidade de pontos de venda e preço inicial muito menor, os quiosques de shoppings aparecem atualmente como uma opção ideal para o investidor que planeja ter seu próprio negócio correndo riscos menores. O valor de um ponto de venda no formato quiosque pode variar entre R$ 30 mil e R$ 150 mil, quantias que não chegam perto do investimento necessário para uma loja tradicional.
Candice Marocco, diretora-executiva da Candice Cigar Co., rede de franquias de tabacaria, desmontou aproximadamente 180 pontos de venda em casas noturnas e restaurantes por causa da lei antifumo e viu uma crescente demanda por lojas em outros locais. Em 2009 abriu então o primeiro quiosque da marca no shopping Rio Design Barra, na capital carioca.
"O contrato de um quiosque é por prazo indeterminado e sem multa rescisória. Caso o ponto não seja satisfatório pode ser trocado por outro sem perda de investimento. A visibilidade dos produtos é bem maior do que em loja tradicional e a compra por impulso ainda ocorre com mais frequência", comenta Candice. Como desvantagem, a diretora só enxerga o fato de o espaço ser reduzido e o contrato sujeito à rescisão. Enquanto as lojas tradicionais assinam por no mínimo cinco anos, os contratos de quiosques raramente duram mais que doze meses.
O investimento inicial para um ponto da Candice Cigar Co. com taxas, quiosque e mercadorias é próximo a R$ 110 mil. "Nosso investimento em 2012 é com a contratação de uma empresa para formatação de franchising, padronização e lançamento de venda de franquia para todo o Brasil. Pretendemos triplicar de tamanho até o fim de 2013", explica Candice. As lojas oferecem uma variedade de revistas, artigos para presente e diversas marcas de charutos importados. Focando nas classes A e B, a marca cresceu 40 % desde a montagem do primeiro quiosque e atualmente tem um faturamento médio de R$ 500 mil por mês.
Os quiosques conquistam também espaços externos aos shoppings, que podem ter um preço de aluguel menor, o que colabora ainda mais com o investimento do pequeno e médio empreendedor. Já é comum vê-los em academias de ginástica, escolas, clubes, postos de gasolina, livrarias, supermercados e cafés. O conceito é chamado de store-in-store (loja dentro da loja) e se utiliza de uma estrutura física já existente para a criação de um novo negócio. O dono do pequeno empreendimento passa a contar com os clientes do espaço maior e o dono do local passa a oferecer mais opções de serviços e consumo, além de ampliar sua receita com o aluguel da área utilizada.
Bebida artesanal
Outra que aposta nos quiosques é a MegaMatte, de bebidas artesanais à base de erva-mate orgânica, há 15 anos no mercado, com 96 pontos de venda abertos. A rede acaba de inaugurar seu primeiro quiosque de shopping na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o investimento inicial com o ponto foi de apenas R$ 150 mil. "O investimento é 50 % menor. Recebemos interessados em franquias mensalmente e estamos com bons planos para 2012. Iniciamos o ano com um planejamento estratégico bastante consolidado e agora estamos colocando-o em prática com as campanhas de marketing e intensificação dos trabalhos da consultoria de negócios, sempre buscando um crescimento sustentável da rede", conta Fátima Rocha, diretora-executiva da marca.
Com lojas espalhadas por diversas regiões, a MegaMatte registrou crescimento de 40% no último ano, com faturamento mensal de R$ 70 mil. Os projetos são importantes na hora de apresentar uma ideia de quiosque para um shopping e podem contar com cenografia 3D, decoração e design diferenciado. A intenção é chamar a atenção de quem está somente de passagem pelo local.
Seguindo o esquema dos quiosques, a rede de franquias carioca Toca do Biscoito oferece um formato de loja menor, de até 34 m², que pode apresentar bons resultados. A primeira loja da marca foi aberta em 2006 e a primeira franqueada veio dois anos depois. O investimento inicial para uma franquia da rede gira em torno de R$ 140 mil.
"Já são 20 as lojas franqueadas, e em 2012 estamos lançando o Projeto Quiosque da Toca, com diversas oportunidades. Pretendemos encerrar o ano com 35 lojas inauguradas", revela Bia Cordeiro, gerente de Expansão da rede. Ela também esclarece que o mix de produtos oferecidos impacta diretamente no resultado das vendas, o que pode ser uma vantagem para quem consegue espaços não tão pequenos.
Oferecendo biscoitos, doces, chocolates e bebidas, a Toca do Biscoito fechou 2011 com um crescimento de 20 %, totalizando um faturamento de R$ 16 milhões. "A loja é ideal para áreas que têm boa circulação de público, mas que não dispõem de muito espaço para instalação", completa Bia Cordeiro.
Veículo: DCI