Quiosques oferecem opção para pequeno empreendedor

Leia em 4min

Com mais disponibilidade de pontos de venda e preço inicial muito menor, os quiosques de shoppings aparecem atualmente como uma opção ideal para o investidor que planeja ter seu próprio negócio correndo riscos menores. O valor de um ponto de venda no formato quiosque pode variar entre R$ 30 mil e R$ 150 mil, quantias que não chegam perto do investimento necessário para uma loja tradicional.

Candice Marocco, diretora-executiva da Candice Cigar Co., rede de franquias de tabacaria, desmontou aproximadamente 180 pontos de venda em casas noturnas e restaurantes por causa da lei antifumo e viu uma crescente demanda por lojas em outros locais. Em 2009 abriu então o primeiro quiosque da marca no shopping Rio Design Barra, na capital carioca.

"O contrato de um quiosque é por prazo indeterminado e sem multa rescisória. Caso o ponto não seja satisfatório pode ser trocado por outro sem perda de investimento. A visibilidade dos produtos é bem maior do que em loja tradicional e a compra por impulso ainda ocorre com mais frequência", comenta Candice. Como desvantagem, a diretora só enxerga o fato de o espaço ser reduzido e o contrato sujeito à rescisão. Enquanto as lojas tradicionais assinam por no mínimo cinco anos, os contratos de quiosques raramente duram mais que doze meses.

O investimento inicial para um ponto da Candice Cigar Co. com taxas, quiosque e mercadorias é próximo a R$ 110 mil. "Nosso investimento em 2012 é com a contratação de uma empresa para formatação de franchising, padronização e lançamento de venda de franquia para todo o Brasil. Pretendemos triplicar de tamanho até o fim de 2013", explica Candice. As lojas oferecem uma variedade de revistas, artigos para presente e diversas marcas de charutos importados. Focando nas classes A e B, a marca cresceu 40 % desde a montagem do primeiro quiosque e atualmente tem um faturamento médio de R$ 500 mil por mês.

Os quiosques conquistam também espaços externos aos shoppings, que podem ter um preço de aluguel menor, o que colabora ainda mais com o investimento do pequeno e médio empreendedor. Já é comum vê-los em academias de ginástica, escolas, clubes, postos de gasolina, livrarias, supermercados e cafés. O conceito é chamado de store-in-store (loja dentro da loja) e se utiliza de uma estrutura física já existente para a criação de um novo negócio. O dono do pequeno empreendimento passa a contar com os clientes do espaço maior e o dono do local passa a oferecer mais opções de serviços e consumo, além de ampliar sua receita com o aluguel da área utilizada.

Bebida artesanal

Outra que aposta nos quiosques é a MegaMatte, de bebidas artesanais à base de erva-mate orgânica, há 15 anos no mercado, com 96 pontos de venda abertos. A rede acaba de inaugurar seu primeiro quiosque de shopping na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o investimento inicial com o ponto foi de apenas R$ 150 mil. "O investimento é 50 % menor. Recebemos interessados em franquias mensalmente e estamos com bons planos para 2012. Iniciamos o ano com um planejamento estratégico bastante consolidado e agora estamos colocando-o em prática com as campanhas de marketing e intensificação dos trabalhos da consultoria de negócios, sempre buscando um crescimento sustentável da rede", conta Fátima Rocha, diretora-executiva da marca.

Com lojas espalhadas por diversas regiões, a MegaMatte registrou crescimento de 40% no último ano, com faturamento mensal de R$ 70 mil. Os projetos são importantes na hora de apresentar uma ideia de quiosque para um shopping e podem contar com cenografia 3D, decoração e design diferenciado. A intenção é chamar a atenção de quem está somente de passagem pelo local.

Seguindo o esquema dos quiosques, a rede de franquias carioca Toca do Biscoito oferece um formato de loja menor, de até 34 m², que pode apresentar bons resultados. A primeira loja da marca foi aberta em 2006 e a primeira franqueada veio dois anos depois. O investimento inicial para uma franquia da rede gira em torno de R$ 140 mil.

"Já são 20 as lojas franqueadas, e em 2012 estamos lançando o Projeto Quiosque da Toca, com diversas oportunidades. Pretendemos encerrar o ano com 35 lojas inauguradas", revela Bia Cordeiro, gerente de Expansão da rede. Ela também esclarece que o mix de produtos oferecidos impacta diretamente no resultado das vendas, o que pode ser uma vantagem para quem consegue espaços não tão pequenos.

Oferecendo biscoitos, doces, chocolates e bebidas, a Toca do Biscoito fechou 2011 com um crescimento de 20 %, totalizando um faturamento de R$ 16 milhões. "A loja é ideal para áreas que têm boa circulação de público, mas que não dispõem de muito espaço para instalação", completa Bia Cordeiro.



Veículo: DCI


Veja também

Venda de aquecedores será até 10% superior no inverno de 2012, estima Asbrav

A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilaç&...

Veja mais
M. Dias Branco compra a cearense Moinho Santa Lúcia por R$ 90 milhões

A M. Dias Branco  adquiriu totalidade do capital do Moinho Santa Lúcia, do Ceará, por R$ 90 milh&otil...

Veja mais
Walmart abre 90 vagas na Bahia

A cidade de Itabuna (BA) está com uma novidade, a rede de supermercados Walmart Brasil abriu a seleç&atild...

Veja mais
Clima reduz safra de cacau do país em 9%

Os números finais da colheita brasileira de cacau na safra 2011/12 ficaram próximos do previsto inicialmen...

Veja mais
Cresce a disputa por executivos para atuar no setor farmacêutico

Aos 38 anos, com carreira desenvolvida em empresas de telecom, Sandro Mazzoni nunca havia imaginado trabalhar no setor f...

Veja mais
Governo prepara pacote para os orgânicos

Setor movimenta US$ 250 milhões por ano, sendo que 70% da produção no País é exportad...

Veja mais
Importações aumentaram 26% até abril

Desembarques provenientes do Uruguai fazem concorrência predatória com o produto nacional.As importaç...

Veja mais
Açúcar tem o pior desempenho do mercado

Para gestor de riscos, setor terá ano ruim, já que aperto financeiro é sentido durante esta safra.N...

Veja mais
Croasonho desembarca na Capital

Franquia gaúcha, inaugurada na última quinta-feira na Savassi, recebeu aporte de quase R$ 500 mil.A ga&uac...

Veja mais