Franquia gaúcha, inaugurada na última quinta-feira na Savassi, recebeu aporte de quase R$ 500 mil.
A gaúcha Croasonho acaba de ganhar uma franquia em Belo Horizonte. A loja de 70 metros quadrados foi inaugurada na quinta-feira, no coração da Savassi, e oferece mais de 40 tipos de sanduíches doces e salgados feitos com croissant. Idealizada por três jovens mineiros, o empreendimento recebeu aporte de quase meio milhão de reais e promete ser um diferencial da gastronomia da região.
Os sócios Augusto Resende Castro, de 29 anos; Nara Padua Moraes, 28; e Alexandre Motta Gabriel, 25; foram até a Serra Gaúcha para conhecer os produtos oferecidos pela Croasonho e, depois de um ano de muita pesquisa e negociação, optaram pela abertura da franquia. "Conhecemos a empresa por uma amiga que mora no Rio Grande do Sul apaixonada pelos croissants. Quando fomos ao Sul experimentar os sanduíches, entendemos o porquê, são deliciosos", afirma Nara Moraes.
A receita dos pães pertence à franqueadora. Eles são trazidas congelados das fábricas de Caxias do Sul e Porto Alegre (RS) para abastecer a nova loja, que já conta com 14 funcionários treinados na montagem dos pratos. Os outros produtos são fornecidos por outros 15 distribuidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A escolha da região foi estratégica. "Pagamos um aluguel de R$ 7 mil. Para ampliar a receita, vamos abrir para o horário do almoço, lanche e happy hour. Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo shows na Savassi, que vão atrair mais público", comemora o sócio Augusto Castro.
O otimismo é grande para os jovens empreendedores. "A franqueadora da Croasonho promete o retorno do investimento em 24 meses, mas segundo as nossas previsões, acho que vamos conseguir reduzir este prazo e alcançar o ponto de equilíbrio em 18 meses", aposta Castro. A loja vai funcionar de segunda a sábado, entre 11 horas e 23 horas, e aos domingos, de 16 horas às 22 horas. "Este é um horário experimental. Vamos nos adequando de acordo com a necessidade dos clientes", afirma.
Os sócios optaram pela franquia por causa dos altos índices de sucesso alcançados pelo modelo. "Isso foi fundamental para optarmos por um negócio desse tipo", afirma Nara Moraes. Ela acrescenta que outro fator atraente foi o suporte fornecido pela franqueadora, já que nenhum dos três possuía muita experiência na área. "Um alto investimento como este precisava de um modelo com uma sobrevida maior. Por isso escolhemos a franquia, que oferece suporte na logística do conhecimento."
Já em relação ao nicho de mercado escolhido pelo trio, os sócios enfatizam que a opção pelo setor gastronômico se deu em vista do seu potencial de crescimento. "A área é promissora e ainda tem muito espaço para aqueles que desejam trabalhar de maneira diferenciada, oferecendo produtos e serviços qualificados", lembra Castro. Para a sócia, o aumento do percentual de pessoas que comem fora de casa é atraente. "Em um aperto, você deixa de comprar uma roupa, mas não deixa de comer", brinca.
A Croasonho, de Caxias do Sul (RS), foi fundada em 1997 e passou a adotar o sistema de franchising em 2000. Em 2009, com a entrada de novos sócios e o lançamento de uma loja piloto na cidade natal, a empresa foi remodelada e se expandiu entre as principais cidades da região Sul. Hoje, possui 28 unidades pelo país, sendo apenas três na região Sudeste, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, recém-inauguradas. A franqueadora pretende abrir mais 18 novas lojas em nove estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, totalizando 46 unidades até o final de 2012.
Veículo: Diário do Comércio - MG