A Sony planeja investir R$ 500 milhões no Brasil até 2014 e espera com isso dobrar o negócio no País. Parte do aporte será destinada à fabrica da empresa em Manaus (AM), que deverá ter sua capacidade produtiva duplicada. "Estamos expandindo a fábrica e trazendo maquinário novo que vai torná-la ainda mais produtiva", afirma o gerente de Marketing Carlos Paschoal.
Segundo ele, a expansão através de terceirização também está nos planos. "Vamos concentrar cada vez mais esforços em produzir diretamente com nossa fábrica, mas se for uma opção que faça sentido em termos de custo benefício, podemos expandir [por terceirização] também", diz.
Em 2011, a Sony Brasil registrou crescimento de 24%, o maior da companhia no mundo, o que tornou o País a quarta principal subsidiária da empresa - atrás de EUA, China e Japão. Para 2012, é projetada alta de 30%, que somada a previsões de crescimento de 25% e 22% para 2013 e 2014, respectivamente, deverá levar a companhia a dobrar seu negócio no Brasil em quatro anos.
A estratégia da empresa para atingir tal avanço teve início no ano passado, quando ela voltou-se para a classe C, expandindo seu tradicional público-alvo A e B. "Entre 10% e 15% do que vendemos no ano passado já foi para a classe C e até 2014 pretendemos multiplicar por quatro essas vendas", afirma Paschoal.
Em evento na sexta-feira, em São Paulo, a empresa lançou no mercado brasileiro seu tablet e sua primeira geração de smartphones. No fim de 2011, a Sony comprou a parcela da Ericsson na joint ventureSony Ericsson, que passa a se chamar Sony Mobile e se dedicará integralmente à fabricação de smartphones, abandonando os celulares mais simples. A estratégia visa conectividade entre categorias de produtos. TVs, smartphones, notebooks e tablets poderão trocar conteúdos, seguindo tendência de mercado já adotada pela Apple.
A Sony tem a Copa do Mundo como marco estratégico para seus negócios no Brasil, sendo patrocinadora oficial da FIFA até 2014, com contrato no valor de US$ 305 milhões. A tecnologia 3D será o carro-chefe da empresa para o evento. Em 2011, a Sony registro crescimento de 100% em televisores, sendo 60% das vendas referentes a modelos conectados e 12% a equipamentos 3D.
Veículo: DCI