Qoy Chocolate se expande no interior

Leia em 3min 10s

Primeira franquia da marca será aberta em Congonhas dentro de um mês.

Um ano e meio após mudar a marca de Doce Cacau para Qoy Chocolate Experience, a empresa mineira inicia sua expansão para o interior do Estado. Dentro de um mês abrirá as portas em Congonhas (Campo das Vertentes), a primeira franquia da marca em uma cidade interiorana. A rede de franquias desenvolveu um projeto especial para esses municípios, no qual fortaleceu a parte de cafeteria e incluiu sorvetes e salgados ao mix. A expectativa é de que as unidades do interior faturem cerca de R$ 20 mil por mês.

A sócia-proprietária da Qoy Chocolate Experience, Flávia Falci, explica que foi realizada uma pesquisa em algumas cidades do interior de diversos estados e que os dados coletados mostraram que os moradores dessas localidades sentem falta de um lugar aconchegante onde possam fazer um lanche de qualidade e completo. "Com essa informação em mãos, elaboramos um projeto de franquias para os municípios do interior que deu destaque à parte de cafeteria da loja. Iremos servir desde salgados e fondues a chocolates e sorvetes. Assim, vamos atender também as sazonalidades do ano", diz.

As lojas das capitais também têm cafeteria, no entanto servem apenas café, chocolate quente e cappuccino. Atualmente, a Qoy Chocolate Experience tem cinco unidades em Belo Horizonte, uma no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que segue o modelo das capitais, e uma em São Paulo. O foco da expansão para este ano está no interior de Minas Gerais e no Estado de São Paulo. "Mas estamos atentos a oportunidades em outros estados, inclusive com algumas negociações em andamento", observa, sem revelar os locais.


Produção - O plano da empresa prevê mais seis lojas neste ano, incluindo Congonhas, o que somaria 13 lojas até dezembro. Em 2011, a fábrica da Qoy Chocolate Experience instalada no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, fabricou 12 toneladas de chocolate. Com as novas unidades, esse número deve chegar a 16 toneladas neste ano. Até o final de 2013, Flávia Falci espera estar com contratos fechados para totalizar 22 lojas. Quando isso ocorrer, a rede irá expandir a unidade fabril. A planta atual tem capacidade de produzir, aproximadamente, 45 toneladas anuais, o suficiente para atender a 30 lojas.

O investimento em uma loja da Qoy Chocolate Experience fica em torno de R$ 150 mil caso não tenha taxa de luvas e o imóvel precise apenas de reformas para adequação do espaço. A taxa de franquia é de R$ 30 mil e são necessários mais R$ 20 mil de capital de giro. Flávia Falci informa que até o mês de julho, com chance de prolongar esse prazo, a rede está oferecendo desconto na taxa de franquia que passa para R$ 20 mil no caso de lojas em cidades interioranas e R$ 25 mil para lojas nas capitais. "Fizemos isso para fomentar a expansão", observa.

De acordo com ela, a demanda de possíveis franqueados está tão alta que a rede não irá participar da edição de 2012 da feira promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento previsto para as lojas do interior é de R$ 20 mil mensais. Nas capitais, o faturamento fica em torno de R$ 50 mil. O retorno do investimento é estimado dentro 24 e 30 meses. "Isso varia de acordo com o ponto e o perfil do franqueado", afirma. O número de funcionários da loja varia de acordo com o horário e os dias de funcionamento da unidade. "Uma loja de shopping precisa de cerca de cinco pessoas. A nossa loja no aeroporto já tem oito funcionários e tem loja de rua que conta com apenas dois", diz.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Eletros quer IPI de 4% para linha branca

Definir uma alíquota única de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para toda a linha branca &eacu...

Veja mais
Cerveja em latão

 A cervejaria Schincariol está lançando a versão de 473 ml, mais conhecida como latão, ...

Veja mais
BTG compra fatia da varejista Leader e deve assumir controle

A divisão de private equity do BTG Pactual fechou a compra de uma participação de cerca de 40% da v...

Veja mais
Shopping espera alta de 12% no Dia dos Namorados

Com a aproximação do dia 12 de junho, em que se comemora o Dia dos Namorados, as vendas nos shoppings do P...

Veja mais
Cooparaiso aposta no mercado externo

A Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso), em Minas Gerais,...

Veja mais
Preço alto incentiva o plantio de milho em MG

Primeira safra é a maior do país.Os preços compensadores pagos pelo milho ao longo do ano passado i...

Veja mais
Café especial ganha espaço no mercado internacional

Demanda cresce 15% ao ano.Os problemas enfrentados pela Colômbia e Indonésia em relação &agra...

Veja mais
GP vende Fogo de Chão

Fundo norte-americano pagou US$ 400 mi pela rede.A GP Investments fechou a venda de 100% da FC Holdings, holding de inve...

Veja mais
Brasil e Argentina retomam discussão sobre comércio

Negociadores brasileiros já temem novas resistências dos argentinos para retirar barreiras impostas aos emb...

Veja mais