Via Varejo não está à venda no Grupo Pão de Açúcar

Leia em 1min 50s

Dúvidas sobre destino da divisão de comércio eletrônico do grupo, e sua eventual venda, surgiu com a proximidade da troca de comando no GPA que acontece no dia 22 de junho

Alvo de dúvidasemmeio à proximidade da troca de controle do Pão de Açúcar, a divisão de eletroeletrônicos e comércio online Via Varejo vem ganhando espaço cada vez mais relevante nas operações do grupo, que descarta considerar a venda da unidade. “A Via Varejo foi uma decisão estratégica do grupo”, disse o vice-presidente-executivo do Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, durante o Reuters Latin American Investment Summit, nesta quarta-feira. “Não estáem questão ser vendida.”

Formada por Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom, a Via Varejo pertence a um segmento muito dependente de financiamento o que, somado à demora na aprovação antitruste de sua formação, travou a captura de algumas sinergias.O suporte do Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do país, é importante para garantir o crescimento da Via Varejo, cuja operação “casada” com o negócio de alimentos é apontada como estratégica por Bethlem.

Uma possível cisão da Via Varejo, que poderia, inclusive, passar às mãos da família Klein, que era dona da Casas Bahia, teria ganhado espaço nas discussões envolvendo os rumos do Pão de Açúcar após 22 de junho, quando o sócio francês Casino assume o controle do grupo.

O vice-presidente executivo do Pão de Açúcar questiona a possibilidade de a Via Varejo sobreviver de forma isolada no mercado, sem o apoio de sua controladora. “A Via Varejo tem razão de existir casada (com o grupo)”, disse Bethlem. “É difícil dizer se esse negócio fica de pé sozinho ou não.”

A ViaVarejo responde por quase 45% das vendas do Grupo Pão de Açúcar e só por um terço do resultado operacional, muito pela espera de quase 30 meses para que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) avalie o processo. O relator do caso no Cade, Marcos Paulo Veríssimo, disse que a operação deve ser votada entre junho e julho.

 “As sinergias não foram totalmente capturadas. Ainda estamos em processo de construção, de maturidade”, disse o executivo do Pão de Açúcar, justificando a participação quase irrelevante da Via Varejo no lucro líquido consolidado do grupo.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Hortifruti incentiva uso de sacolas retornáveis

A rede Hortifruti faz campanha entre os dias 2 e 5 de junho, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste per&iacut...

Veja mais
Pontofrio abre vaga exclusiva

A rede Pontofrio dá início ao processo seletivo para a contratação de profissionais interess...

Veja mais
Klabin investirá R$ 220 mi em nova máquina em SC

A Klabin revelou ontem no início da noite que investirá cerca de R$ 220 milhões em uma nova m&aacut...

Veja mais
MT amplia área de feijão para a segunda safra

O Estado de Mato Grosso não tem tradição no cultivo de feijão, mas encontrou no plantio da l...

Veja mais
Eletros quer IPI de 4% para linha branca

Definir uma alíquota única de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para toda a linha branca &eacu...

Veja mais
Qoy Chocolate se expande no interior

Primeira franquia da marca será aberta em Congonhas dentro de um mês.Um ano e meio após mudar a marc...

Veja mais
Cerveja em latão

 A cervejaria Schincariol está lançando a versão de 473 ml, mais conhecida como latão, ...

Veja mais
BTG compra fatia da varejista Leader e deve assumir controle

A divisão de private equity do BTG Pactual fechou a compra de uma participação de cerca de 40% da v...

Veja mais
Shopping espera alta de 12% no Dia dos Namorados

Com a aproximação do dia 12 de junho, em que se comemora o Dia dos Namorados, as vendas nos shoppings do P...

Veja mais