A Lual Alimentos está acelerando o ritmo de lançamentos com o objetivo de elevar as vendas em quase 40% este ano. Criada em 1985 em Itu (SP) como Brassuco, a empresa mudou de nome com a ampliação do portfólio, antes concentrado em sucos em pó. Hoje, produz 21 itens, de gelatinas a misturas para sopas e achocolatados.
"Queremos nos consolidar como uma indústria de alimentos,, sendo que até então éramos uma indústria apenas de bebidas", diz Alexandre Müller, diretor-geral da companhia. A marca Brassuco foi mantida para o refresco em pó.
Este ano, a empresa está lançando um produto por mês e já entrou em cinco novas categorias: coco ralado, leite de coco, maria mole, pudim e flan. Em 2010 foram oito lançamentos e, no ano passado, dez. Seu mix de produtos deve chegar a 28 itens até dezembro.
Tudo está sendo produzido na fábrica de Itu, com exceção do leite de coco, feito por terceiros em Natal. A Lual está investindo R$ 8 milhões nas novas linhas. Destes, R$ 3 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foram destinados para maquinário; os outros R$ 5 milhões foram captados no Programa de Fomento da Caixa para ser aplicados em marketing e distribuição.
Os novos itens estão impulsionando as vendas. De janeiro a abril, o faturamento aumentou 38% em comparação com o mesmo período de 2011. A projeção, segundo Müller, é fechar o ano com receita entre R$ 82 milhões e R$ 87 milhões. No ano passado, foram R$ 63 milhões.
A empresa está em 17 estados e quer entrar em mais 4 até dezembro: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Tocantins. O interior paulista responde pela maior parte das vendas, mas a Lual quer fortalecer sua atuação no Nordeste. Para isso, está aumentando o número de distribuidores e o investimento em marketing na região.
Veículo: Valor Econômico