Presentes serão comprados nas vésperas

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Pesquisa da CDL-BH aponta tíquete médio da maioria entre R$ 51 e R$ 100.


A maioria dos consumidores ainda não comprou o presente do Dia dos Namorados, aponta pesquisa divulgada na quarta-feira pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Segundo o levantamento, 72,67% dos entrevistados devem ir às compras nos próximos dias.

Entre os consumidores dispostos a presentear, a maior parcela, 40,06%, deve desembolsar, em média, de R$ 51 a R$ 100. Em seguida, com 27,67%, estão os que pretendem gastar de R$ 101 a R$ 250; 23,05% devem comprar presentes de até R$ 50 e 2,02% acima de R$ 500,01.

Ao contrário do que acredita a maioria dos comerciantes, a parte mais significativa dos compradores, 43,23%, está disposta a pagar o presente do Dia dos Namorados com dinheiro e não com o cartão de crédito. De acordo com o vice-presidente da CDL-BH, Anderson Rocha, isso se explica pelo baixo valor do tíquete médio da data. "A pesquisa evidencia que o consumidor não está disposto a pagar muito caro pelos presentes, o que diminui a necessidade de se dividir o valor da compra em parcelas", avalia.

O dinheiro de plástico à vista deve ser a segunda modalidade de pagamento mais utilizada, com a preferência de 18,16% dos entrevistados. Logo depois, aparecem cartão de crédito parcelado (17,58%), cartão de débito (13,54%); pagamento à vista no cheque (3,46%); parcelado no cartão da loja (1,44%); à vista no cartão da loja (1,44%); parcelado no cheque (0,86%) e carnê/crediário (0,29%).

Apesar do crescimento dos centros de comércio regionais, os shopping centers, por agregarem facilidades, como estacionamento e segurança, ainda devem receber maior fluxo de pessoas. A pesquisa aponta que 44,35% devem recorrer aos malls, seguido pelos centros comerciais, 22,02%; hipercentro, 8,7%; Savassi, 4,35%; shoppings populares, 3,48% e internet, 2,9%. Aqueles que não têm preferência somam 14,20%.


Estratégias - Para não perder oportunidades de venda, os lojistas devem se atentar a alguns fatores, sobretudo preço, pois as ofertas são as mais responsáveis por atrair clientes, como 26,5%. Contudo, Rocha frisa que é necessário prestar atenção a outros fatores, como manter, dentro das lojas, uma equipe bem treinada, capaz de atender bem a vários clientes simultaneamente. "Não é comum contratar temporários para o Dia dos Namorados. Mas, como a demanda deve ser maior nesses dias, funcionários qualificados são cruciais para ajudar a aumentar os lucros, sobretudo numa época em que a maioria acabou de receber o salário e, portanto, tem mais para gastar", aconselha.

Também chama clientela o ambiente agradável do estabelecimento (15,03%); qualidade/mix de produtos (10,38%); acesso e estacionamento (9,02%); facilidades de pagamento (6,56%); proximidade de casa (4,37%); grife/marca (1,37%) e segurança (1,37%). Na outra ponta, os fatores que desanimam o consumidor são preço elevado (46,33%); atendimento desqualificado (32,77%); baixa qualidade/reduzido mix de produtos (11,3%); falta de flexibilidade na negociação (4,52%) e falta de condições de pagamento (4,24%). Dúvida, filas, esperas e mau atendimento somam 0,85%.


Preferências - As lojas de vestuário são as que mais devem alavancar seus negócios devido à comemoração, uma vez que 35,15% dos compradores pretendem presentear o companheiro ou companheira com roupas novas. Para o vice-presidente da CDL-BH, a preferência por esses produtos se justifica por eles agregarem três fatores: preço, praticidade e novidades, devido ao lançamento da coleção outono/inverno.

Calçados e acessórios respondem por 16,78% da preferência, seguidos de perfumes/cosméticos (16,33%); joias/bijuterias (7,94%); flores (5,9%); aparelho celular (4,08%); bombons (3,85%); CDs e DVDs (3,17%); eletrodomésticos e eletrônicos (2,72%); livraria e papelaria (2,72%). Uma parte irrisória dos entrevistados, 1,36%, ainda não sabe ao certo o que comprar.


Comemorações - Outros segmentos, como restaurantes e lazer, também serão beneficiados pelo Dia dos Namorados. Para comemorar a data, a maioria dos casais, 37,61%, ouvidos pela CDL-BH planeja jantar em um restaurante. Em seguida, 18,66%, responderam que vão ao cinema; 17,2% não farão nenhum tipo de comemoração; 10,5% vão almoçar fora de casa; 4,66% vão viajar; 4,08% optam pelo bar ou motel; 2,29% vão a algum centro de diversões e 1,17% ao boliche. A CDL-BH ouviu 400 consumidores da capital mineira, entre os dias 22 e 31 de maio.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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