Marcas centenárias usam saudosismo para atrair consumidores

Leia em 2min 10s

Numa época em que a oferta de produtos é grande e a concorrência, acirrada, uma série de empresas tem apostado no saudosismo para atrair os consumidores. Granado, Aviação e Itubaína são algumas das marcas cujo principal diferencial está, justamente, em se manter semelhantes ao que foram no passado.

Fundada em 1870, a Granado passou, há cerca de cinco anos, por um forte processo de resgate da marca, focado justamente na manutenção de sua tradição. Os produtos, que eram vendidos basicamente em farmácias e supermercados, passaram a ocupar as prateleiras de lojas próprias, todas com arquitetura "retrô".

A linha foi ampliada e hoje conta com mais de 300 produtos, incluindo-se aí os de outra marca "vintage", a Phebo, que foi adquirida pela empresa. O talco Polvilho Antisséptico, da Granado, porém, que ajudou a fazer a história da marca, permanece como um dos itens mais vendidos.

A manteiga Aviação é outra marca brasileira que investe na própria tradição para atrair consumidores. Criado em 1920, o produto ainda hoje é oferecido nas tradicionais latas cor de laranja, desenvolvidas para manter a manteiga bem conservada, sem necessidade de refrigeração.

Com o passar do tempo e a chegada da possibilidade de refrigeração durante o transporte, o produto passou a ser oferecido também em embalagens plásticas. Doces de leite e achocolatados, entre outros produtos, também passaram a fazer parte do portfólio da marca.

A lata, porém, permanece à venda. "Para muitas pessoas, a lata é uma recordação de infância", diz Ana Luísa Resende Pimenta, diretora da Laticínios Aviação.
'Lembramos do passado como uma época melhor'

Desde 2010, o refrigerante Itubaína, da Schincariol, passou a ostentar no rótulo a palavra "retrô" para reforçar sua tradição. O produto existe desde 1954.

"O apelo retrô é, muitas vezes, a maneira que a marca tem para conseguir garantir um diferencial", diz o professor de gestão de marcas e marketing estratégico da ESPM, Marcos Bedendo.

Mesmo empresas que trabalham com alta tecnologia, como a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, estão ligadas nessa tendência. A empresa lançou nos últimos anos pelo menos três produtos da marca Brastemp com apelo "vintage" . Entre eles está um refrigerador com design típico dos anos 50, mas com tecnologia moderna.

O professor diz que essas marcas acabam reunindo dois atrativos. Um deles é a memória afetiva dos consumidores. "Sempre nos lembramos do passado como uma época melhor, e esses produtos nos trazem essa sensação de tranquilidade", diz.

Além disso, o consumidor, afirma Bedendo, está cada vez mais sendo atraído por produtos que aparentam "simplicidade". "Esse é um dos nichos de produtos que vêm se consolidando no mundo todo", diz. "Muitos consumidores vêm preferindo usar produtos mais antigos porque eles parecem teoricamente ser mais naturais."

 

 




Veículo: Portal UOL


Veja também

Petrobras reajusta a gasolina em 7,83%

Com renúncia a tributo, aumento não deve ter impacto em preço final para consumidor, espera o gover...

Veja mais
Mantega descarta prorrogação de IPI

Eletros pretendia prorrogar redução do tributo para linha branca por mais três meses O governo n&at...

Veja mais
Minas Leite intensifica presença na região Leste do Estado

O município de Ipanema vai sediar, hoje e amanhã, o 1º Encontro Regional do Minas Leite no Leste do E...

Veja mais
Certificação participativa reduz custo de orgânicos

Uma iniciativa brasileira que já está sendo implantada no Chile e no Uruguai pode ajudar na reduç&a...

Veja mais
Lei, greve e chuva travam cargas no país

Novas regras limitam número de horas que motoristas podem passar ao volante; fretes podem subir até 20%Al&...

Veja mais
Venda de seguro reforça receita da Marisa

Foi pensando em um dos acessórios mais indispensáveis da vida feminina que a rede varejista Marisa criou u...

Veja mais
Produção leiteira ganha relevância no oeste de SC

O oeste de Santa Catarina, conhecido pelas criações de suínos e aves, tem na pecuária leitei...

Veja mais
Redes liquidam coleções de inverno

Grandes redes de vestuário, como Renner e C&A, começaram ontem a liquidar parte das suas coleç&...

Veja mais
Exportação de couro do Brasil avança e receita diminui 6%

As exportações de couro do Brasil geraram, no acumulado de janeiro a maio, receita 6% inferior à do...

Veja mais