Futuro do consumo está no NE, diz Globo

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Após prestar atenção à classe C, diretor-geral da rede de TV diz que publicidade precisa levar em conta consumo regional


'PIB do Nordeste já é maior que o da Argentina', afirma diretor-geral da Rede Globo em evento em SP

Octávio Florisbal, diretor-geral da Rede Globo, afirmou ontem no Encontro de Mídias, em São Paulo, que a publicidade brasileira deve se preparar para o aumento do consumo "em todo o país", o que exigirá "não atuar de forma tão genérica como hoje".

Destacando o Nordeste, mas também citando outras regiões, como o Centro-Oeste, diz que os profissionais da área, mas também os anunciantes e os próprios veículos, precisarão "entender cada vez mais os consumidores novos nessas regiões".

Precisarão "não olhar mais o Brasil de forma monolítica", disse ele à Folha, encerrada sua palestra. Defendeu recorrer a "pesquisas sociológicas e antropológicas", como a Globo vem fazendo para conhecer os "ascendentes" da chamada classe C.

Exemplifica com uma pesquisa que acabou de analisar, mostrando que no próprio Nordeste as divergências de comportamento já começam a se mostrar significativas para a publicidade, com "hábitos e objetivos distintos".

"Pernambuco e Bahia têm diferenças de comportamento em vestuário", diz Florisbal. "O pernambucano é mais como o paulista" e se veste com roupas escuras, para ocasiões de maior rigor, enquanto o baiano é "mais colorido" em toda situação.

"O PIB do Nordeste já é maior que o da Argentina", diz o diretor-geral da Globo.

Acrescenta que as empresas brasileiras hoje já desenvolvem "marcas regionais", mas isso não é imprescindível. Diz que o "conceito" de uma campanha pode continuar sendo geral, com a criatividade publicitária realizando a "adequação regional".



Veículo: Folha de S.Paulo


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