Coca-Cola Shoes terá lojas próprias

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A Sugar Shoes - única detentora da licença para comercialização da marca Coca-Cola Shoes- já traçou planos amplos de expansão para o mercado brasileiro: a rede espera, em cinco anos, abrir lojas que venderão apenas os calçados produzidos para esta grife. Em 2012, o grupo planeja ampliar o faturamento, que deve chegar a R$ 100 milhões este ano.

O modelo de negócio segue o realizado pela Coca-Cola Clothing (grife de roupas e acessórios da marca de refrigerante), que opera em sistema de franquia e que hoje tem seis lojas em operação em quatro estados do País.

É o que afirma Paulo Schneider, gestor da Coca-Cola Shoes, em entrevista ao DCI. "Nosso foco no momento é a multimarca especializada em tênis e sapatarias do Brasil. Mas existe um projeto em processo de maturação que pode fazer com que nos próximos anos haja lojas próprias em sistema de franquia", afirma.

No mercado desde 2010, a marca, que leva o nome do refrigerante mais vendido no mundo, está atualmente em 2 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil - com destaque maior para São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande do Sul (RS) -, sem deixar de fora as exportações, que chegam a 25 países, entre os quais estão os que compõem a América Latina e a Europa. "Estamos em negociação com os Estados Unidos", diz Schneider.

Neste momento, os revendedores vão concentrar esforços na Região Nordeste e, segundo Schneider, é possível crescer muito nessa região do País. "Podemos crescer 100% no nordeste", diz.

O representante da marca informa que levar o produto a outros países e mais trabalhoso devido à precificação desses itens lá fora, à logística e a outros entraves. "Fazer negócio é mais fácil aqui no Brasil, pois lá fora a concorrência com a China é maior."

Outro fator é a antecedência com que os produtos devem ser entregues aos lojistas no exterior. "Lá fora as entregas têm que ser feitas com antecedência. É diferente do Brasil, aqui os produtos são recolocados em um tempo médio de 40 dias", atesta ele. Produzindo tudo o que comercializa - algo que gira em torno de 440 modelos diferentes, de tênis, chinelos de borracha e de couro-, a Sugar Shoes conseguiu em menos de três anos atingir faturamento de R$ 11 milhões em 2010, R$ 33 milhões em 2011 e este ano projeta ter o montante de R$ 100 milhões, o que significa crescer 50% só com os calçados licenciados pela Coca-Cola, sem somar as outras cinco marcas da empresa. "Temos capacidade de dobrar nossa operação até o final do ano", afirma Paulo Schneider.

A expectativa hoje é de que as vendas da marca cresçam em torno de 30% no segundo semestre deste ano.

Licenciamento

Para isso a empresa apostou em novas marcas licenciadas, primeiro da Capricho, para atingir um público de jovens meninas, e em breve lançará os sapatos dos Simpsons. "Com a Capricho atingimos um público de meninas, adolescentes de 12 a 17 anos, e com a marca Simpsons podemos chegar às crianças de 6 até os adolescentes de 16 e 17 anos", diz o executivo.

De acordo com Schneider, Sugar Shoes disponibilizará aos lojistas revendedores da marca 22 modelos diferentes de tênis em cinco cores, o que soma 110 itens diferentes para a venda e 10 modelos de chinelo cujo tíquete médio passeia pelas mais variadas classes sociais.

"Não temos um público específico, seja com os produtos da Coca-Cola, seja nos produtos da Capricho, e queremos atingir a maior quantidade de clientes possível", afirma Schneider, que acrescenta que o preço médio dos produtos vendidos nas multimarcas (tênis) está em torno de R$ 99 e chega até R$ 259.

Ainda segundo o gestor da Sugar Shoes, grandes eventos, como a Couro Moda e a Francal - ambas feiras expositoras que ocorrem no primeiro semestre -, nos quatro dias em que ocorrem, apresentam vendas que seriam necessários quatro meses de trabalho para alcançar. "Nos eventos macro, vendemos bastante, e para ampliar e vender mais [30% é a expectativa] lançamos coleções que chamamos de reforço, em abril e setembro [pré-coleções de inverno-verão]", explica ele, e completa: "Nessas feiras lançamos as nossas coleções".

Um dos apelos para atrair o público jovem é produzir sapatos sustentáveis que utilizam garrafa de PET em sua produção, ou lona, ou que reaproveitam as sobras de borracha para ter sua linha ambientalmente correta, a Recycle, o que rendeu à empresa o prêmio da Coca-Cola Company na categoria sustentabilidade em 2011.

Outros produtos

Além da Coca-Cola Shoes, a Sugar Shoes detém mais cinco marcas: Mundy, Star Tech, Diversão, e as licenças das marcas "A Era do Gelo 4" e a "Galinha Pintadinha".

As marcas passeiam entre o público infantil e atingem até o infanto-juvenil com produtos de apelo de moda, coloridos e que trazem os personagens do momento.


Veículo: DCI


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