Atrair e reter turistas que vêm ao Rio Grande do Sul em direção às cidades da Serra gaúcha durante o Natal é o principal objetivo do concurso Brilha Porto Alegre, criado em parceria pelo Sindilojas e Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital, com apoio da prefeitura municipal, e que pretende promover um grande acender de luzes no período natalino deste ano, puxando o foco de visitantes de todo o Brasil e do Mercosul para a Capital gaúcha. O projeto foi apresentado para representantes de entidades de fomento do comércio e do turismo em Porto Alegre ontem pela manhã, na sede do Sindilojas-POA, visando a conquistar a adesão destas instituições e buscar mais sugestões para a promoção.
O concurso irá ocorrer a partir do dia 29 de outubro e se encerra em 19 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores. Comerciantes de toda a cidade serão estimulados a decorarem suas casas, prédios comerciais, lojas, ruas e carros. Também as escolas, as instituições públicas e os taxistas podem participar do concurso, cujas inscrições deverão ser feitas pelo site www.brilhaportoalegre.com.br, em que devem ser postadas fotos com as decorações nas categorias prédio residencial, casa, loja de rua, loja do Centro Histórico, escola, prédio público, prédio comercial, associação de bairro, táxi, bar e restaurante.
Serão dez prêmios distintos, de acordo com cada categoria, desde viagens internacionais a tablets. A comissão julgadora será formada por integrantes do Sindilojas-POA, CDL-POA, prefeitura e empresa patrocinadora do projeto, mas à medida que outras entidades forem aderindo ao projeto, a comissão julgadora deverá ganhar corpo, ao mesmo tempo que alguns ajustes podem ocorrer na proposta.
Conforme o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, a iniciativa busca dar visibilidade à Capital e mobilizar “as famílias a se aproximarem mais” e participarem do movimento. “Iremos trabalhar para a cidade ficar encantadora, festiva e acolhedora”, disse o dirigente durante o encontro, lembrando que a ideia é também estimular o espírito natalino entre os porto-alegrenses. “Queremos que as pessoas tenham interesse de passar o Natal em Porto Alegre, pretendemos que parte dos turistas que vão para Gramado permaneçam na Capital por uns dois dias – isso irá incrementar a economia para o varejo e o turismo”, completa o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow.
De acordo com o prefeito José Fortunati, o Brilha Porto Alegre contará com envolvimento do Procon e das secretarias municipais de Indústria e Comércio, da Cultura, da Comunicação e do Turismo. Ele destacou a relevância da mobilização dos cidadãos, além da contribuição à geração de emprego e renda e do apoio ao turismo. “Porto Alegre ganha com este estímulo do espírito do Natal entre as pessoas, incentivando momentos de união e apresentando uma cidade mais bonita e fraterna para os moradores e visitantes da cidade.” O prefeito garantiu que prédios municipais, como o da prefeitura, Mercado Público e Usina do Gasômetro “certamente” estarão muito bem enfeitados durante o período.
Veículo: Jornal do Comércio - RS