Para lojistas, o momento é propício para arrematar os estoques.
Lojistas de shoppings de Belo Horizonte não são unânimes quanto aos efeitos das baixas temperaturas, registradas nos últimos dias, sobre as vendas. Para alguns, o momento é ideal para acelerar a comercialização de produtos de inverno. Eles aproveitarão o frio para zerar estoques e preparar o lançamento da coleção primavera/verão dentro de aproximadamente dois meses.
Cristina Magalhães, gerente da loja Animale no Pátio Savassi, informa que a loja termina, hoje, a liquidação das roupas de inverno. "Vamos acabar com as últimas peças e dia 12 lançaremos a coleção primavera/verão", ressalta Magalhães. Segundo ela, a venda de peças de inverno subiram 10% sobre igual período de 2011.
Lucimara Alves, subgerente da loja Damyller, no Boulevard Shopping, ressalta que, no início do inverno, as vendas estavam boas, mas com a chegada de julho, houve uma queda nas vendas das peças da estação. Segundo ela, o frio dos últimos dias não ajudou nas vendas de roupa. A gerente acredita que, mesmo que algumas lojas tenham realizado liquidação, ainda há estoques. "Se o cliente procurar, a loja terá peças da estação", ressalta. Lucimara reforça que a Damyller coloca em promoção apenas roupas de coleções anteriores.
Izabel Vieira, gerente da loja Brasil em Gotas, no Shopping Cidade, confirma que o inverno trouxe bons negócios para a loja. "As vendas foram muito boas neste inverno, principalmente nos últimos dias, que o frio apertou", frisa Izabel. Segundo ela, no setor de moda, o mercado tenta sempre antever as tendências. "O consumidor está sempre ávido por novidades", explica.
Vendas - Danila Maria Reis, gerente da loja By Dri-K Modas, no Minas Shopping, confirma que no último final de semana as vendas de roupas de inverno foram melhores. "No começo do inverno, as vendas estavam fracas, mas realmente no último final de semana, com o frio, o movimento melhorou", afirma. Segundo ela, a loja já estava liquidando a coleção de inverno e, se as baixas temperaturas perdurarem, o estoque deve acabar mais rápidamente.
Ariane Pereira, gerente da loja Jey, no Diamond Mall, reforça que as vendas no início da estação não foram boas, mas em julho o frio ajudou a incrementar os negócios. Ariane admite que com o frio mais intenso o comércio poderá ficar melhor. "Principalmente para nossa loja, que tem 70% do estoque de peças de inverno", destaca.
Luciano Coelho, gerente da loja Korion, no Itaú Power Shopping, em Contagem, na Grande BH, acredita que o impacto da crise externa tenha afetado negativamente as vendas do período. Para ele, o movimento da loja não foi bom neste inverno, e nem mesmo o clima frio ajudou a alavancar as vendas da coleção atual. Coelho também acredita que o momento seja ideal para arrematar os estoques. "Algumas lojas possuem encalhes de anos anteriores e eles vão querer aproveitar para desfazer dessas peças", finaliza Coelho.
Veículo: Diário do Comércio - MG