Simon e BRMalls se reúnem com lojistas e falam em novos outlets

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No último dia 29, as sócias BRMalls, a maior companhia brasileira de shopping centers, e Simon Property Group, líder desse mesmo segmento no mundo, se reuniram pela manhã com cerca de 200 varejistas no Hotel Unique, em São Paulo. Foi a primeira apresentação ao mercado, com a presença do comando da Simon, do projeto das empresas na área de outlets.

O Valor conversou com executivos que estiveram no encontro. Os sócios confirmaram a aquisição de terreno para a abertura do primeiro outlet das sócias no país, com 30 mil metros quadrados e 157 lojas, na altura do quilômetro 46 da Rodovia Castelo Branco, em São Paulo. Oficialmente, as empresas não comentam o assunto. O local foi adquirido da SuccesPar Real State, do empresário César Viana, e a construção ainda não começou. A abertura será em 2013.

Na apresentação dos planos, Simon e BRMalls comentaram um cálculo de potencial de abertura de 12 a 23 centros de compras no país em 11 capitais brasileiras. Estima-se que cada empreendimento envolva de US$ 50 milhões a US$ 65 milhões em investimentos, informou um dos lojistas ouvidos.

O número anterior, divulgado publicamente pelas empresas em abril, quando anunciaram a associação entre as partes nessa área, envolvia a abertura de 12 outlets até 2019 e investimentos totais de R$ 1,5 bilhão.

Pelos cálculos apresentados no encontro, o Estado de São Paulo teria capacidade de receber de 4 a 5 outlets da empresa, segundo análises dos sócios baseadas no crescimento da renda e no consumo da população. No Rio de Janeiro caberiam de 2 a 3 empreendimentos. Manaus e Belém estariam fora do mapa. No Nordeste, Recife, Fortaleza e Salvador podem ter condições de atrair investimento - mas na melhor das hipóteses, dois outlets por Estado.

Parte dessa avaliação tem a ver com o perspectiva de crescimento das classes A e B em cada região - a camada da população que será o foco de atuação da operação dos sócios no país. "Eles calculam que o outlet de São Paulo atraia 20 milhões de pessoas ao ano", conta um lojista. É quatro vezes a média anual do rival Outlet Premium São Paulo, da General Shopping, localizado na rodovia dos Bandeirantes.

Em conversa com lojistas, no encontro há dez dias, o presidente da divisão da Simon Premium Outlets, John Klein, disse que a empresa trabalha para trazer o que ele chama de "supermarcas" para o país - marcas de luxo que já operam em outlets da Simon nos EUA, mas que estão fora desse mercado no Brasil e também ainda contam com poucas lojas no Brasil. A ideia seria convencer essas marcas a abrir lojas nesses empreendimentos, importando as roupas das fábricas no exterior diretamente para os pontos dentro dos outlets.

Não seria preciso, portanto, passar pelas lojas antes de chegar nas pontas de estoque. Além disso, a Simon comentou que irá alterar o atual projeto do outlet existente até então - chamado de São Paulo Prime Outlets, e que pertencia à SuccesPar Real State. Contratos já fechados com lojistas podem ser revistos.

Para mostrar confiança no projeto, executivos da BRMalls e da Simon reforçaram pontos positivos do negócio. Disseram que os outlets ampliam o giro de estoque das marcas e aumentam a economia de escala, já que o volume negociado aumenta e os custos de operação caem. Ainda ressaltaram as diferenças que existem dos projetos atuais para aqueles da década de 90, que falharam porque o cenário econômico era instável e as lojas não tinham o que vender (as coleções nos poucos outlets eram sobras de estoque antigos).


Veículo: Valor Econômico


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