Pesquisa vai classificar frutas e hortaliças

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A Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) deve concluir neste mês um levantamento para identificar como produtores e comerciantes atacadistas do entreposto de Contagem, na Grande BH, está classificando as frutas e hortaliças de acordo com tamanho, peso, variedades e outros atributos de qualidade. O trabalho, encomendado pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), envolve cerca de 100 produtos, com destaque para os mais consumidos pelos brasileiros, de acordo com a Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) do IBGE.

A intenção dos técnicos é de que o levantamento constitua o primeiro passo para garantir a padronização comercial dos hortifrutigranjeiros, aproximando as normas científicas de classificação às práticas adotadas pelo mercado.

Na pesquisa, os técnicos levantaram informações como comprimento, peso, diâmetro, nomenclaturas e classes de amostras de produtos recolhidas no mercado atacadista. A metodologia inclui produção de fotos dos produtos coletados. A pesquisa resultará na produção de fichas técnicas para cada item comercializado.

Também integrou o trabalho uma pesquisa realizada em fevereiro e março com 350 atacadistas e produtores rurais. Os questionários avaliaram quais atributos são mais valorizados para os hortifrutis, bem como as características que, mesmo não impedindo a venda, desvalorizam os produtos.

"Nesse trabalho, a preocupação é entender como o mercado aplica o conceito de qualidade e como tolera os defeitos dos produtos", explica um dos realizadores da pesquisa, o orientador de mercado da Ceasa Minas, Davi Conceição, responsável pela metodologia. Um dos produtos pesquisados é a banana. Segundo as normas de classificação, a fruta conta com sete subclasses de maturação, mas o mercado adota somente três: a verde, cana e amarela.

Ao divulgar os critérios de tamanho utilizados pelo mercado, o trabalho busca aumentar também a transparência da comercialização, tendo como uma das conseqüências a redução do manuseio pelo consumidor final na hora da compra.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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