Conforme pesquisa da Amis, segmento em Minas registrou alta de 7,5% nas vendas.
Diferentemente do que aconteceu no primeiro semestre de 2011, quando houve queda de 1,2% nas vendas, o setor supermercadista de Minas Gerais comemora os bons resultados conquistados nos seis primeiros meses deste ano: expansão de 7,5%. Em relação a junho de 2011, o resultado foi ainda mais positivo, com avanço das vendas de 9%.
De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), os números positivos são resultado do aumento do consumo das famílias mineiras, que se deu em função das medidas de incentivo da economia tomadas pelo governo federal, como redução dos juros e ampliação do crédito.
Na opinião do superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o ano passado foi mais fraco em função da mudança de governo, tanto estadual quanto federal, que geraram medidas de controle econômico, visando a redução da inflação. "Este ano, não tivemos mais pé no freio. Pelo contrário, o governo precisa acelerar para manter o crescimento", afirma.
Diante do cenário positivo, a Amis mantém a previsão de um crescimento de pelo menos 4% este ano frente ao exercício anterior. E, de acordo com Rodrigues, caso a projeção se confirme, o setor deve faturar cerca de R$ 14 bilhões até dezembro. Bem diferente do ano passado, quando o faturamento foi de R$ 13,2 bilhões, o que representou um recuo de 0,2% em relação a 2010.
Além disso, estão mantidos os investimentos de R$ 250 milhões para expansão da rede supermercadista. São R$ 30 milhões a mais do que o total investido no ano passado (R$ 220 milhões). O valor será gasto na abertura de 45 novas lojas, além da reforma de outras 55. "Nossa expectativa é que sejam criados 8 mil postos de trabalho, finalizando em um total de 180 mil empregos no setor em Minas", ressalta.
Por outro lado, se comparadas as vendas de junho com as de maio houve queda 0,25%. De acordo com o superintendente da Amis, é normal para o período. "Trata-se de um mês pouco expressivo, sem datas comemorativas. Além disso, possui 30 dias, um a menos do que maio", disse.
Os números são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal divulgada ontem pela Amis com empresas de todo o Estado e já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Regiões - De acordo com a pesquisa da Amis, na apuração regional, o Termômetro das Vendas de junho foi positivo no Centro-Oeste (3,09%), Rio Doce (1,4%), Sul (2,53%), Triângulo (0,88%) e Zona da Mata (2,8%). Já no Norte de Minas (-4,9%) e na região Central (-3,65%) houve queda.
Veículo: Diário do Comércio - MG