Varejo vai gastar mais com marketing este ano

Leia em 1min 20s

Cenário de incertezas econômicas exige maior estímulo ao consumo neste Natal



O Natal deste ano deve ser marcado por maiores investimentos em marketing por parte das redes varejistas, com o objetivo de sustentar as vendas nos patamares vistos em 2011, em meio ao cenário de incertezas quanto à economia, afirmaram representantes de empresas ligadas ao consumo ontem. “Estamos gastando mais com marketing para poder vender o mesmo”, disse o vice-presidente de relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, durante a Brazilian Retail Week. “Está faltando credibilidade do consumidor”.

Segundo o executivo, apesar do ambiente favorável ao consumo — com aumento de renda, baixo desemprego e juros menores —, as notícias relacionadas à crise mundial e a redução das previsões de crescimento para o Brasil geram incertezas e causam insegurança aos novos consumidores, os entrantes da classe média. “O primeiro semestre poderia ter sido mais forte”, acrescentou Bethlem, se referindo às vendas do período.

Patamar saudável

Ainda assim, a maior disponibilidade de crédito e a possibilidade de parcelamento devem manter as vendas em patamares saudáveis, afirmou o presidente da MCF Consultoria, Carlos Ferreirinha. “O brasileiro não deixa de comprar”, disse. O período de vendas de Natal, que tem início emmeados de novembro, costuma elevar as vendas no varejo em entre 40 e 60 por cento na comparação com um mês comum. “O Natal deste ano será semelhante ao do ano passado, com base no desempenho do primeiro semestre”, disse o diretor de expansão da rede de óculos e acessórios Chilli Beans, Mario Ponci.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Confiança do comércio recua 4,3%

O comércio prossegue com as vendas em nível elevado, porém está cada vez menos confiante na ...

Veja mais
Tomate é vilão da inflação

Preço do tomate quase dobra no atacado no mêsAs donas de casa e os proprietários de restaurantes que...

Veja mais
Mercado farmacêutico deve dobrar até 2017

O aumento da renda dos consumidores, a ampliação do acesso a planos privados de saúde e o envelheci...

Veja mais
Emergentes impulsionam resultado da alemã Henkel

A alemã Henkel, fabricante alemã da colas Loctite Super Bonder e Pritt, reportou um lucro superior à...

Veja mais
Escassez de cacau trava aportes industriais

A queda da produção brasileira de cacau, que desde a crise da "vassoura-de-bruxa" é incapaz de aten...

Veja mais
IPI menor eleva vendas de carros e TVs

Setores beneficiados pela redução do tributo registram aumento de 20% no volume negociado no mês de ...

Veja mais
Indústria troca estrada por transporte aéreo

O aumento do roubo de carga no país e a deterioração da malha rodoviária elevaram a busca de...

Veja mais
Trigo - Preços dos derivados começam a subir

As constantes altas no preço do trigo em grão já refletem nos derivados do produto tanto no mercado...

Veja mais
Lojistas projetam faturar R$ 350 milhões com vendas do Dia dos Pais

A compra de presentes para o Dia dos Pais em 2012 deverá deixar nos cofres das empresas de varejo do Rio Grande d...

Veja mais