Lojistas estão mais cautelosos

Leia em 2min 30s

Mesmo otimistas em relação ao desempenho das vendas no mês de julho, os empresários mineiros estão mais cautelosos com o resultado de seus negócios e se preparam para dias mais difíceis. Levantamento realizado pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) indica que embora 81% deles tenham tido resultado melhor (51%) ou igual (30%) no mês de junho, em relação a maio, a expectativa para o encerramento de julho não estava tão boa.

A pesquisa Opinião do Comércio Varejista indicou que a metade (50%) dos entrevistados da Fecomércio Minas apostava em, no máximo, repetir o desempenho do mês anterior e 40% em vendas melhores.

Embora resultado sinalize para um quadro ainda bastante otimista, é certo que os empresários estão diante de uma nova realidade que inspira cuidados. "O Brasil está vivendo um momento peculiar, com juros menores e em queda para o crédito, um fato desconhecido pelos empresários. Mas é preciso considerar que o mesmo não aconteceu para as empresas, ao contrário, os juros do capital de giro estão mais altos, subiram 1,20% de junho para julho pelos dados do Ipead", ressalta o economista da Fecomércio, Gabriel de Andrade Ivo.

Em janeiro, os juros do capital de giro em Belo Horizonte estavam em 2,21% ao mês, em maio chegaram a 2,09% e, no mês passado, ficaram em 2,54% segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG. "Para o empresário, o capital de giro pesa muito. Isto contribui para que ele fique menos otimista", completa Andrade Ivo.

Por outro lado, o que sustenta a confiança é a constatação de que o emprego está em alta e que o consumidor tem renda para continuar comprando. As análises prospectivas do primeiro semestre indicam que o consumo manterá seu vigor, com o reforço das medidas de estímulo adotadas pelo governo além da queda dos juros, como a redução de impostos de alguns produtos e o crédito acessível.

Ao se levar em conta as vendas de julho de 2012 com as de julho de 2011, o resultado também reforça o otimismo. No somatório apurou-se que 90% acreditavam em vendas melhores ou iguais este ano, contra 86% no ano passado, sendo que apenas 28% apostavam num desempenho melhor em julho de 2011, contra 40% no mês passado.

A pesquisa revelou que 75% dos empresários fecharam o mês de junho com estoques no ponto ideal, acima do apurado no mês anterior, o que aponta o movimento saudável dos negócios, enquanto 16% encerraram o mês com mais mercadorias do que esperavam. Ao adquirirem os produtos que seriam vendidos em julho, 86% dos entrevistados mantiveram o mesmo volume de compras e apenas 8% aumentaram a quantidade, enquanto 6% reduziram.

Em junho, 12,94% dos empresários mantiveram o número de empregados, 2% aumentaram e 5% reduziram suas equipes. Já no mês de julho, a expectativa de 92,95% era de continuar com o mesmo número, enquanto 3% falavam em demissões e o mesmo percentual em contratações.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Mulher brasileira inspira criações da L’Oréal

Divisão para salões de beleza da gigante francesa desenvolve produtos a partir da diversidade de nossas ma...

Veja mais
Redução de impostos nos alimentos beneficiará famílias de baixa renda

De acordo com estudos realizados pelo Fiesp, quanto menor a renda, maior o peso dos alimentos no orçamento das fa...

Veja mais
Camisa social varia de R$ 39 a R$ 889 em BH

Pesquisa de preços é fundamental para o consumidor adequar o presente ao orçamento de que disp&otil...

Veja mais
Setor de transportes ganhará plano específico

Entre os objetivos do governo está a meta de interligar rodovias, ferrovias e hidrovias a portos e aeroportos no ...

Veja mais
Estrangeiros desafiam a supremacia do arroz japonês

Pressionados pela diminuição da renda, assim como pelo temor da radiação liberada pelo desas...

Veja mais
Por que o brasileiro gosta tanto de marcas

O Shopping JK Iguatemi, ao inaugurar duas de suas lojas - a rede de fast fashion britânica Top Shop e a cadeia fra...

Veja mais
Crise já afeta criação de novas vagas

Estudo do Bradesco mostra que a abertura de postos de trabalho no primeiro semestre está no mesmo ritmo de novemb...

Veja mais
Xampu de inverno faz cabelo secar mais rápido

Na hora de escolher o xampu ou mesmo o creme para o corpo, fique atento, porque há produtos específicos pa...

Veja mais
Após protestos, governo anuncia pacote para a citricultura

Laranja terá preço mínimo; dívidas poderão ser renegociadas e haverá cré...

Veja mais