Nestlé perde mercado nos Estados Unidos

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A Nestlé, maior companhia alimentícia do mundo, vem perdendo participação nos Estados Unidos, seu maior mercado, segundo um estudo da Bernstein Research com base em dados da Nielsen. A fabricante dos chocolates Kit Kat e do Nescafé diminuiu sua fatia de vendas em quase todos os períodos nos últimos três anos. O encolhimento atingiu 75 pontos base no primeiro semestre deste ano.

A piora de desempenho nos Estados Unidos acontece logo após uma advertência sobre queda de lucros divulgada pela francesa Danone, concorrente de menor porte da Nestlé, em grande parte devido à deterioração econômica na Espanha. Segundo alguns analistas, isso coloca em questão se o grupo alimentício com sede na Suíça - conhecido por superar continuamente seus concorrentes - poderá ter resultados abaixo de suas próprias metas de expansão de vendas.

A Bernstein Research observa que a Nestlé continuou aumentando as vendas nos EUA no ano passado e no primeiro trimestre deste ano, mas que essa tendência poderá ser revertida, com quedas entre 1% e 2% nos próximos três trimestres.

Isso arrastaria "para baixo o crescimento mundial da Nestlé para a extremidade inferior [ou mesmo abaixo] do 'modelo Nestlé', de 5% a 6%", escreveu Andrew Wood, analista da Bernstein, em nota a clientes.

A Nestlé não publica relatórios separados para a América do Norte, agrupando-os com a América do Sul, o que torna difícil avaliar o impacto sobre as vendas totais.

As oscilações acontecem no momento em que a multinacional empossará um novo comando para sua divisão nos Estados Unidos, responsável por 26% das vendas do grupo.

Paul Grimwood, hoje responsável pelo Reino Unido, tomará as rédeas de Brad Alford, quando este se aposentar, em outubro.

A maiores categorias de vendas da Nestlé nos EUA são alimentos para animais domésticos, que respondem por 26% dos negócios, de acordo com a Bernstein; água engarrafada, com 15%; e pratos prontos congelados, com 14%.

Simon Marshall-Lockyer, analista da Jefferies, disse que a Nestlé perdeu alguma participação em pratos prontos e pizzas, após ter integrado cadeias de suprimentos com a compra das operações de pizza congelada da Kraft em 2010.

"A Nestlé tem um histórico fantástico de ampliação de participação de mercado ao longo do tempo, mas sempre há períodos em que somos tolerantes, por causa da eliminação gradual de novos produtos ou da integração de plataformas de infraestrutura", disse ele. A Nestlé, que anunciará resultados na quinta-feira, não quis comentar. Mas Wood disse que recentes conversas com executivos da fabricante suíça apontam para duas explicações - menos promoções nos EUA e racionalização do mix de produtos.

 

Veículo: Valor Econômico


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