O mercado brasileiro de proteção solar já é o maior do mundo e atrai investimentos crescentes das fabricantes. A concorrência deve ficar mais acirrada neste verão, com a movimentação agressiva da líder da categoria, Johnson & Johnson. A multinacional vai relançar toda a linha de Sundown e trazer novidades para as marcas Neutrogena e Roc.
Natura, Avon e Cenoura & Bronze (da Hypermarcas) já haviam reformulado suas linhas no ano passado. Segundo a Euromonitor, o segmento cresceu 21% no país em 2011 e movimentou R$ 2,25 bilhões, ultrapassando os Estados Unidos. Para competirem, as multinacionais perceberam que precisavam ter fórmulas adaptadas à pele brasileira, mais oleosa. O centro de pesquisa da J&J em São José dos Campos tornou-se neste ano centro global para proteção solar, exportando fórmulas a outros países. Nivea, Avon e L'Oréal (com La Roche-Posay) também desenvolvem e fabricam filtros solares no Brasil. A Banana Boat, do grupo Energizer, iniciou em 2011 a produção local.
A J&J tem mais de 50 produtos de proteção solar no Brasil e 35,5% do mercado, segundo a Euromonitor. A linha da marca líder Sundown terá em setembro embalagem e fórmula novas.
A Natura vai relançar, em setembro, a embalagem da linha Fotoequilíbio (16 produtos). O novo frasco dá maior visibilidade ao fator de proteção, trazendo também a informação do fator UVA, que protege contra o envelhecimento, diz Renata Eduardo, gerente da Natura. A Nivea decidiu aumentar o tamanho do FPS na embalagem, a partir de uma pesquisa feita com consumidores. "Existia uma deficiência no mercado de saber o que se estava comprando", diz Tatiana Ponce, diretora de marketing da Beiersdorf - Nivea. A marca, segunda do mercado, vai preencher lacunas em seu porfólio lançando o FPS 30 na linha infantil e 60 na linha de sprays.
Para a marca Neutrogena, da J&J, que até agora tinha como foco a proteção facial e diária, a novidade é uma linha de nove produtos que podem ser usadas no corpo e no rosto. Apesar de o filtro solar para uso diário no rosto ser o que mais cresce em vendas, muitos brasileiros ainda usam a mesma loção para todas as partes do corpo, segundo Juliana Sztrajtman, gerente de marketing de produtos de beleza da empresa.
A linha de sprays da Sundown também será relançada, em outubro, com uma tecnologia que permite que o filtro solar se fixe na pele molhada, segundo Juliana. A marca traz uma edição limitada da Copa do Mundo Fifa 2014, que tem a J&J como patrocinadora.
A Roc, linha de dermocosméticos da Johnson, traz o produto Minesol com fator maior, 70. De acordo com Juliana, o desenvolvimento do produto levou mais de dois anos. "Era o produto mais pedido pelos consumidores e dermatologistas. Não é uma tecnologia fácil ter um filtro alto com uma textura seca, porque o filtro é oleoso".
A La Roche-Posay, maior marca de dermocosméticos da L'Oréal no país, traz dois novos produtos de sua linha Anthelios, para pelo oleosa, com FPS 30 e 60. Sophie Velut, presidente da La Roche-Posay no Brasil, diz que a cada minuto, dez protetores Anthelios são vendidos no país, que já é seu maior mercado.
Embalagens tamanho família, mais econômicas, farão parte deste verão. Sundown, da J&J, lança uma versão de 350 ml. A Avon terá suas variantes mais vendidas (FPS 30 e 50 e o infantil 40) em 250 ml, o dobro do tamanho atual. Segundo o diretor de marketing Ricardo Patrocínio, a campanha de lançamento vai vender o frasco maior pelo mesmo preço do menor. A Avon disputa o terceiro ligar do mercado com a La Roche-Posay, que tinha 9,1% de participação em 2011, segundo a Euromonitor.
A Hypermarcas que relançou toda a linha Cenoura & Bronze em junho de 2011, vai intensificar a comunicação da marca neste ano. "Teremos uma campanha 360º", diz Marcio Santos, diretor geral de higiene e beleza da Hypermarcas. Segundo ele, o "stick" facial, em forma de bastão, superou a expectativa da companhia em vendas.
Veículo: Valor Ecônomico