A Atlas Transportes & Logística anunciou essa semana o início das operações do seu mais novo terminal no município de Guarulhos, em São Paulo. O Centro de Consolidação com 10 mil metros quadrados de área construída está localizado no bairro Bonsucesso e será a maior filial da empresa em todo território nacional. A Atlas conta atualmente com 40 unidades estrategicamente espalhadas por todas as regiões do país.
Segundo o presidente da empresa, Francisco Martim Megale, o novo Centro de Consolidação possui dois galpões agrupados, aptos a abrigar cerca de 7,3 mil pallets em solo, além de outras 300 posições na modalidade vertical. Segundo estimativas, o investimento empregado na construção da unidade foi de R$ 7 milhões, feito pelos proprietários do imóvel no sistema build to suit.
"São estruturas construídas de maneira customizada, ou seja, de acordo com nossas necessidades e também alugadas com exclusividade, as quais nos permitirão a movimentação de 14 mil toneladas de cargas ao mês, um volume adequado para a demanda da nova filial, cujo objetivo é fazer a redistribuição de cargas para diversos estados do Brasil, otimizando o fluxo de operações", complementa.
O gerente Operacional da Atlas, Luciano Crivelari, ressalta a localização estratégica do novo prédio, às margens da Via Presidente Dutra e próximo às rodovias Ayrton Senna e Fernão Dias. Calcula-se que 70% do volume de cargas fracionadas transportado pela empresa passará pelo Centro de Consolidação. "Os galpões estão localizados a menos de cinco quilômetros de distância do Rodoanel que, quando concluído, nos trará inúmeros benefícios logísticos quanto à transferência de cargas", afirma.
Mudanças - Com a entrada em atividade da nova sede, a matriz da Atlas, em São Paulo, adquire nova funcionalidade perante as demais unidades da empresa, tornando-se exclusivamente responsável pelas coletas e entregas realizadas na capital paulista, região metropolitana, baixada santista e demais cidades atendidas.
"Com isso, os clientes paulistas poderão contar com uma estrutura amplamente dedicada para o transporte de suas cargas e com mais foco nas melhorias constantes e em processos de treinamento. Há muito trabalho a ser realizado e temos que nos preparar adequadamente na operação para recebermos um volume de cargas diante da perspectiva de crescimento da empresa que temos para o próximo ano, em torno de 18%", revela Megale.
Negócios - Apesar da crise financeira mundial, a Atlas anunciou um aumento de 25% no faturamento em relação a 2007. A empresa deve fechar o ano com R$ 410 milhões, montante superior ao registrado no ano passado, quando faturou pouco mais de R$ 321 milhões.
Em 2007, a logística da empresa operou com 7 mil posições pallets. Em 2008, com as ampliações realizadas e os novos Centros de Distribuição, esse número subiu para 10 mil. A previsão para o ano que vem é de alcançar cerca de 20 mil posições pallets.
Os investimentos em infra-estrutura e na aquisição de 140 novos veículos para a frota chegaram a R$ 15 milhões. Para 2010, a empresa pretende ampliar a sua capacidade de movimentação de cargas fracionadas por intermédio da construção de um novo terminal de 15 mil metros quadrados no complexo logístico da matriz em São Paulo.
Para o presidente da empresa, o mercado de logística é muito promissor mesmo em meio à desaceleração da economia. "Visualizamos uma expansão acima do esperado, ainda que em um ritmo mais lento. Uma das intenções é aumentar o nosso market share em um setor pulverizado, no qual mesmo as empresas consideradas gigantes não detêm mais do que 4% de participação", pontua.
Considerada uma das maiores transportadoras do Brasil, a empresa possui atualmente 40 filiais localizadas nas cinco regiões do Brasil, 2,6 mil funcionários, 1,6 mil veículos para operações de coleta, transferência e entrega, certificação ISO 9001 e sistemas de gerenciamento de risco. também a idealizadora do "Zero Atraso", solução integrada que viabiliza a segurança no transporte de cargas e o cumprimento dos prazos estipulados por intermédio de modernos dispositivos de rastreamento.
Veículo: Diário do Comércio - MG