Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) começaram a analisar nesta quinta-feira, a análise dos produtos natalinos apreendidos durante a operação Feliz Natal, realizada durante duas semanas por fiscais da Superintendência de Metrologia Legal e de Qualidade do órgão. A ação foi deflagrada em lojas varejistas e shoppings das zonas Norte, Sul, Oeste e no centro da cidade, além dos municípios de Niterói e São Gonçalo.
Dos 180 produtos natalinos analisados até o momento por técnicos do laboratório de Metrologia, entre eles panetones, azeites, damasco, nozes, castanhas, passas e bolos com frutas, nove foram reprovados. A diferença do peso registrado na embalagem em relação ao seu conteúdo e a utilização de letras minúsculas nessas embalagens, dificultando a leitura do consumidor, foram as principais irregularidades encontradas.
ATENÇÃO. De acordo a presidente do Ipem-RJ, Soraya Santos, o comportamento do consumidor em relação aos produtos que adquirem e o aumento no número de consultas recebidas pela ouvidoria do instituto comprovam que eles estão mais atentos aos seus direitos e que irão protestar sempre que se sentirem lesados. Soraya lembrou ainda que o consumidor deve conferir na hora da compra, em uma balança do próprio supermercado, o peso do produto que está levando.
"Se a diferença for muito grande, mesmo com uma balança comum é possível verificar a irregularidade. Se o produto apresentar peso igual ao informado na embalagem, por exemplo, é sinal de que há algum problema, pois o peso da embalagem deve ser descontado do total".explicou Soraya, lembrando também da necessidade de se verificar o prazo de validade do produto.
Os produtos que estiverem fora das normas exigidas serão apreendidos e os responsáveis, notificados. Eles terão um prazo de quinze dias para apresentar defesa. Caso contrário, estarão sujeitos ao pagamento de multa que varia de R$ 100 a R$ 60 mil. Os consumidores que tiverem dúvida em relação a qualquer produto podem ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ através do 0800.2823040, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ