Incremento se dará após a ampliação da fábrica de Extrema, ainda não iniciada e que só deve ser concluída em 2011.
A Pandurata Alimentos Ltda, detentora das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, vai ampliar as instalações da unidade de Extrema, na região Sul de Minas Gerais. Quando concluídas as obras, já em andamento, o volume de produção da planta, a maior do grupo, saltará de 13,320 mil toneladas/mês para 21,096 mil toneladas/mês, expansão de 58,38%.
A empresa conseguiu Licença de Instalação junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram), para a implantação de quatro linhas produtivas de biscoitos - extrusados, recheados e duas de laminados - em Extrema.
Para atender à demanda, o quadro de funcionários também será ampliado. Atualmente, 900 pessoas trabalham na fábrica do Sul de Minas, que funciona 24 horas por dia, 24 dias por mês. A previsão é de que outros 400 empregos sejam gerados. Ao todo, 2,9 mil pessoas trabalham na Pandurata. Além da planta de Extrema, a maior da Pandurata no país, a empresa possui quatro fábricas em São Paulo.
Conforme o parecer da Supram, a área total da fábrica, em operação desde 2000, é de 32 hectares. Destes, 26 hectares são de área útil e 21,17 hectares de área construída.
Apesar de a empresa não ter se pronunciado sobre o assunto, vale lembrar que a Pandurata Alimentos anunciou, em junho de 2007, investimentos de R$ 70 milhões na ampliação de duas novas linhas especializadas na produção de bolos de páscoa em Minas Gerais. A previsão para o término das obras é 2011.
Também em junho de 2007, o então secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda, e os diretores da Pandurata assinaram protocolo de intenções no valor de R$ 59,65 milhões. O pacto previa que o Estado concederia financiamento para capital de giro e investimentos fixos, através do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Atualmente, a unidade instalada em Minas possui oito linhas produtivas, uma de biscoitos wafers, duas de biscoitos recheados, duas de laminados, uma de amanteigados e uma de extrusados (que passam por processo de perfilação).
Veículo: Diário do Comércio - MG