Teste realizado com 14 marcas de panetone alerta para a alta quantidade de açúcar em apenas uma fatia - 63% da necessidade diária, em média, em uma porção de 80g. A avaliação apontou ainda marcas que apresentaram dados incorretos em suas embalagens sobre teores de gordura e fibras.
O panetone fabricado pelo supermercado Wal-Mart tinha 74% mais gordura do que o informado na embalagem e os das marcas Casa Suíça e Santa Edwiges tinham cerca de 20% menos fibra do que o informado, segundo o levantamento da Pro Teste Associação de Consumidores. Um aspecto positivo da análise é que já é possível comer panetone sem gordura trans, substância prejudicial à saúde por reduzir o “colesterol bom”. Quatro marcas - Carrefour, Pullman, Qualitá e Visconti - tinham 0 da substância, demonstraram os testes.
Foram avaliados os panetones das marcas Bauducco, Cacau Show, Carrefour, Casa Suíça, Di Lucca, Wal-Mart, Kopenhagen, Laura, Pullman, Qualitá, Santa Edwiges, Tommy, Visconti e Village.“Se com uma fatia o consumidor ingere 63% do açúcar do dia, acabará consumindo muito mais do que o necessário”, diz a nutricionista da Pro Teste Manuela Dias.
O Wal-Mart informou que analisará os testes. A Pandurata Alimentos, proprietária das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, destacou que todos seus produtos têm 0 de gordura trans e que a variação encontrada é aceita pela legislação. O grupo Bimbo, dono das marcas Pullman e Laura, destacou que teores de gordura menores do que o informado na embalagem também estão dentro do que aceita a legislação. Kopenhagen, Village e Casa Suíça se manifestarão. As demais empresas não responderam.
Veículo: Jornal da Tarde