A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira que pertence ManpowerGroup, divulgou os resultados de sua pesquisa semestral sobre as oportunidades captadas para executivos. O estudo apontou um aumento de 15% nas vagas abertas para aqueles que atuam na área comercial, comparando o primeiro semestre deste ano, com o mesmo período em 2011. Ainda de acordo com o levantamento, a área foi a que mais ofertou oportunidades aos executivos, com 28%, seguida pela área financeira, com 17%.
Apesar da recente queda, o setor industrial segue como o que mais emprega, com índice de 46% do total de vagas captadas pelo estudo no primeiro semestre. Os segmentos do setor em destaque foram o da construção civil (17%), automotivo/autopeças (10%) e alimentos/bebidas (7%). Já as oportunidades no setor de serviços cresceram. No primeiro semestre, o índice foi de 30%, enquanto a média anual do setor em 2011 foi de 26%. Tecnologia da informação (TI), com 25%, serviços especializados (21%), telecom e logística/transporte, ambos com 11%, foram os destaques do setor nos primeiros seis meses do ano.
Cargos para média e alta gerência foram os que mais oferecem oportunidades aos executivos, com aproximadamente 65% das vagas abertas. A busca por profissionais de coordenação cresceu 15%, em relação ao primeiro semestre de 2011 e foi o terceiro cargo mais ofertado no semestre, com 14%. De acordo com a diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna, o mercado permanece com comportamento estável, apesar da desaceleração nos últimos meses. "Mesmo com a queda no crescimento econômico do país, o setor industrial continua liderando este resultado em função do incentivo positivo do governo para o consumo. Observamos que as empresas continuam na busca de profissionais para acelerar seus projetos de investimentos", afirma Matilde.
Maior polo econômico do Brasil, o Estado de São Paulo teve quase 70% de todas as vagas ofertadas pelo estudo da consultoria. Apesar da queda na quantidade de carteiras assinadas, o número de vagas abertas no estado aumentou em 11%, em relação ao mesmo período em 2011. Seguindo São Paulo estão os estados do Rio de Janeiro e Paraná, com 10,5% e 5% das oportunidades abertas, respectivamente.
Veículo: Diário do Comércio - MG