Com foco em mercados emergentes, as redes de varejo ampliam suas operações em cidades que ganham cada vez mais relevância no cenário econômico nacional, como Betim, a cerca de trinta quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. A cidade espera a inauguração do Metropolitan Garden Shopping em abril do próximo ano e já atrai grandes nomes do varejo para a região.
Uma das empresas que escolheu Betim para expandir sua rede é o Walmart, rede norte-americana de supermercados que vai ter uma unidade dentro do novo shopping, que é um dos maiores complexos comerciais em Área Bruta Locável (ABL) de Minas Gerais.
O centro é desenvolvido pelas empresas Tenco Shopping Centers, Partage Empreendimentos e Participações e MK Empreendimentos e Participações. O empreendimento deve contar com 302 lojas, hipermercado, nove salas de cinema, boliche, praça de alimentação com 1.200 lugares e ainda 2.020 vagas de estacionamento.
O shopping está interligado a um terminal rodoviário interestadual e de transbordo metropolitano, o que deve ampliar consideravelmente o fluxo de pessoas. "Como o empreendimento tinha uma área muito grande e a cidade precisava de uma rodoviária, nós fizemos uma parceria, construímos o terminal e doamos à cidade. O movimento gerado vai ser muito bom para o empreendimento e por outro lado, é uma obra que o município necessitava", contou recentemente ao DCI o executivo Eduardo Gribel, presidente da Tenco.
Mercados emergentes
Conforme informações da consultoria AT Kearney, o Brasil tornou-se um dos alvos da marcha global do varejo que busca ampliar sua área de atuação e alcançar maior número de consumidores. De acordo com recente estudo da empresa, o que pesa a favor do Brasil é a combinação de três fatores: alto gasto per capita em compras no varejo; um mercado com grande potencial de crescimento; e baixos riscos econômico e político.
E diversas cidades brasileiras com essas características demonstram essa alta de investimentos. "Devido ao bom momento econômico do País e, principalmente, de polos regionais em desenvolvimento a procura por investimentos cresce", disse Roger Tonidandel, diretor-comercial da Tenco.
Veículo: DCI