Loja focada em produto único avança no País

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A tendência da especialização nas redes de alimentação é cada vez maior e muitas empresas apostam em um único produto carro-chefe para expandir seus negócios. Casas especializadas apenas em brigadeiros, pudins, croissants, brownies, milk shakes, empadas, entre outros, fazem sucesso por todo o País e crescem também dentro do segmento de franquias. Exemplo deste fenômeno é a marca Croasonho, que em relação ao ano passado já apresentou um crescimento de 56%, espera fechar 2012 com 42 unidades franqueadas e totalizar 100 lojas até o final de 2014.

O cardápio é montado com base nos croissants, famosos pães franceses de massa folhada. "A aceitação é ótima, pela diversidade de sabores e por serem feitos na hora com um toque artesanal. Nosso produto atinge de crianças a jovens e adultos", diz Gustavo Susin, diretor-executivo da rede.

A Croasonho, que registrou faturamento de R$ 21,4 milhões no último ano, planeja abrir mais dez novas unidades até o final do ano. "Cerca de 90% das lojas atuais são de rua, e o planejamento a partir de agora é focarmos as aberturas em shopping centers com público direcionado para classe A, B e C", conta o diretor.

A primeira loja da Croasonho surgiu ainda em 1997, em Porto Alegre (RS), mas foi só no final de 2009 que a empresa adotou o sistema de franchising. "Hoje estamos com 32 unidades em funcionamento atualmente nas Regiões Sul e Sudeste do País, sendo três próprias e as demais franquias", explica Susin.

O diretor adianta que, para os próximos meses, estão previstas ações específicas para o Dia das Crianças, Ação Solidária e Campanha de Natal, além de lançamentos de produtos específicos para crianças e outras novidades.

Já na cidade de Campinas, no bem frequentado bairro do Cambuí, abriu em 2008 a primeira loja Broune. Especializada nos brownies, bolos de chocolate típicos dos Estados Unidos, a empresa entrou para o franchising no ano passado. Atualmente são nove unidades distribuídas no Estado de São Paulo, além de Uberlândia (MG). "A exclusividade do produto é inegável, existem muitas opções de brownies no mercado, mas conseguimos oferecer um resultado único em termos de sabor e requinte. Além disso, estamos sempre buscando novidades. Por isso nosso negócio tem excelente aceitação", conta Nina Lahaliyed, fundadora da marca.

Na semana passada, a Broune inaugurou sua nova loja em Sorocaba e no próximo mês é a vez de Brasília (DF) ter sua primeira unidade. "Em 2012 crescemos 150% em número de lojas. Quanto ao faturamento, de 2010 para 2011 crescemos 110% e de 2011 para 2012 nossa previsão é crescer 150%", conta Nina.

Com foco nas classes A e B, a empresa tem experiência na operação e gestão de três modelos de negócio: lojas de rua, de shopping e quiosques. "São três experiências diferentes, em que conseguimos sucesso tanto na operação quanto na gestão. Encontramos potencial para nosso negócio em capitais e cidades pólos de atratividade em sua região", completa a fundadora. Além dos famosos brownies, que dão nome a empresa, as lojas da marca também têm outros produtos de sucesso, como cookies, café gourmet, cupcakes e sorvetes.

De acordo com Nina, todos os ingredientes, recheios e receitas são cuidadosamente elaborados, experimentados e testados para poder satisfazer diferentes paladares, sem comprometer as receitas originais.

Milkshakes

A Mil Milkshakes, especializada nos milkshakes, foi fundada em 1992, mas começou com o modelo de franquias em 2005. A primeira unidade foi na cidade de Valinhos (SP) e até hoje sua maior área de atuação está no interior paulista. "Crescemos aproximadamente 30 % e temos uma meta de abrir 15 novas lojas ainda este ano", conta Luiz Fernando Cedran, presidente da empresa.

O investimento total para abertura da franquia é de aproximadamente R$ 115 mil, incluindo capital de giro e estoque inicial. "Nossa franquia necessita apenas de locais com grande fluxo de pessoas, podendo ser loja de rua, praça de alimentação ou qualquer outro local dentro de shopping centers ou galerias", comenta Cedran.

Para o presidente, a Mil Milkshakes consegue atingir o pública da classe A à classe D e faz sucesso com todos. "Temos uma aceitação muito boa, pois trabalhamos com produto de excelente qualidade, além da variedade de sabores, e com um preço acessível para todos os públicos", acrescenta Cedran.

Pastéis

Com 40 lojas franqueadas, a Pastelândia faturou R$ 16,8 milhões no último ano. "Com foco em alta qualidade e um serviço diferenciado das pastelarias concorrentes, a fama da Pastelandia se espalhou de tal forma que em apenas dois anos já haviam cinco lojas da rede na região de São Paulo, todas próprias", conta Bruno de Oliveira Regina, diretor-geral da marca.

"As projeções são ótimas, pretendemos faturar no geral R$ 19,2 milhões em 2012. Temos mantido crescimento acima de 10%".

O diretor acredita que, por ter uma vasta quantidade de produtos, a marca tem boa penetração em diversos nichos de públicos, podendo moldar cada loja a situação que lhe for imposta. "A grande novidade de 2012 é um novo modelo de franquia Pastelandia, mais simples, rápido e barato de ser implantado visando captar franqueados que buscam uma opção rentável, com menos investimento", acrescenta.

A Pastelândia tem unidades espalhadas por todo o Brasil e, segundo o diretor, prospecta todas as regiões por igual. No entanto, a maior densidade de lojas ainda é em São Paulo, tanto na capital como no interior. "As seguem um formato muito parecido, embora tenhamos grande versatilidade de adaptação a diferentes regiões, com o mesmo sucesso."


Veículo: DCI


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