Empresa mineira lança queijo sem lactose

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Começa a chegar ao mercado o primeiro queijo cottage sem lactose produzido no Brasil, fabricado pela mineira Verde Campo. Essa é a segunda linha de produtos sem lactose produzida pela empresa de Lavras (MG) que, em abril do ano passado, lançou também iogurtes “LacFree”.

Alessandro Rios, presidente daVerde Campo, explica que há três anos a fabricante definiu que desenvolver produtos sem lactose passaria a ser um dos focos da empresa. “Estima-se que mais da metade da população brasileira tenha algum nível de intolerância à lactose”, afirma Rios. Segundo ele, a procura por este tipo de item alimentício tem crescido no país.

A empresa, que nasceu voltada para produtos diet e light, agora prevê que a linha LacFree represente 30% das vendas nos próximos 12 meses. Rios explica que a principal característica dos produtos livres de lactose é a facilidade de digestão. Para chegar ao produto final adotase uma tecnologia de hidrólise, que permite quebrar a molécula de lactose em moléculas mais simples durante o processo produtivo do queijo ou do iogurte.

Assim, os nutrientes do leite, em especial as proteínas e o cálcio, são absorvidos de maneira mais rápida e eficiente pelo organismo, trazendo uma sensação de bem-estar. Por conta desses benefícios, na Europa já foi criado um selo para os alimentos que aponta se o produto é de alta digestibilidade, de acordo com Rios.

Além de retirar a lactose, a Verde Campo também reduziu o teor de sódio do queijo. O sal comum foi substituído por uma versão especial que contém sais minerais de origem láctea e reconstrói parte do sabor do produto original. O resultado é umqueijo mais leve e de digestão mais fácil. Segundo Rios, o queijo cottage sem lactose será comercializado em estabelecimentos focados nas classes A e B de cidades das regiões sudeste e sul.

A perspectiva da empresa mineira é processar um milhão de litros de leite por mês com toda linha LacFree em 2013, quando deve lançar mais dois produtos sem lactose. Crescimento Com a estratégia de focar em produtos saudáveis, a Verde Campo atingiu faturamento de R$ 23,3 milhões em 2011 e espera chegar a R$ 34,6 milhões em 2013. “Vamos lançar uma linha de produtos para atletas no ano que vem”, adianta Rios. A empresa tem crescido de 30% a 40% ao ano e, em 2011, investiu cerca de R$ 3 milhões emnovas tecnologia e na expansão da capacidade de produção da fábrica, em Lavras.


Veículo: Brasil Econômico


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