Safra menor garantirá preço estável ao café

Leia em 3min 10s

A queda da produção na próxima safra de café deverá proporcionar um mercado mais equilibrado na oferta e consumo com reflexos positivos na formação do preço da commodity. A bianualidade (safra de grande produção alternada por outra de baixa) e o crescimento do consumo no Brasil e no mundo devem ser os pilares para essa estabilidade, na opinião de especialistas. No entanto, alertam que a situação pode mudar caso a crise internacional piore. Para o próximo ano, a consultoria Safras & Mercado prevê uma produção entre 38 e 41 milhões de sacas do grão, o que representa um recuo de 24% no primeiro cenário e de 18% no segundo em relação a este ano. Isso significa que se os números de exportação (28,5 milhões de sacas) e consumo interno (18 milhões de sacas) de 2008 se repetirem no próximo ano, haverá um déficit de 5 milhões de sacas.

 

Gil Barabach, analista da Safras & Mercado, explica que o levantamento tomou como base a florada e a evolução dos cafezais nos últimos meses. "O clima favoreceu essa primeira parte, mas os tratos culturais deixaram a desejar". Segundo disse, a maior redução deverá ser no Espírito Santo, o maior produtor do tipo robusta, que sofreu com o clima nos últimos dois anos.

 

A indústria acredita que o período crítico para encontrar matéria-prima no mercado será no primeiro trimestre do ano, pico da entressafra. No entanto, afirma que não há nenhum plano emergencial para evitar desabastecimento. Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), diz que os preços devem ficar mais estáveis por causa da queda. Ele observa que a redução já é esperada por causa da bianualidade. "Acredito que haverá dificuldades para encontrar matéria-prima. Nosso alerta é para que as indústrias acompanhem os sinais do mercado".

 

Neste ano, a produção brasileira de café atingirá 46 milhões de sacas de 60 quilos. Trata-se de um crescimento de 27,5% na comparação com a safra passada, que foi de 36 milhões de sacas. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou ontem a quarta estimativa da safra de café. Resultado melhor que o deste ano foi obtido somente na safra 2002, quando a produção atingiu 48,5 milhões de sacas. Apesar do aumento da produção nesta safra, a área plantada apresenta ligeiro recuo, de 0,3%, ou seja, retração de 6,5 mil hectares. No total, a área cultivada com café alcança 2,16 milhões de hectares, frente 2,17 milhões de hectares na safra passada.

 

Segundo a Conab, o crescimento da produção é resultado de fatores como a melhoria dos tratos culturais, a regularização das chuvas a partir da segunda quinzena de outubro e, principalmente, à bianualidade positiva. Isso porque 2008 foi justamente um "ano de alta carga".

 

Do total da produção brasileira, a variedade arábica representa 77,2% (35,5 milhões de sacas) e o conilon (robusta), responde por 22,8% (10,5 milhões de sacas). Do total de café arábica, Minais Gerais mantém a posição de maior produtor, com 66,4% da variedade, ou seja, 23,5 milhões de sacas. No café conilon, o Espírito Santo é líder, com 70% do total da variedade, ou 7,3 milhões de sacas. Em todos os estados produtores, há um total de 192 mil hectares em formação, com 662 mil novas covas.

 

A produção de Minas Gerais cresceu mais que a média nacional, saltando de 16,4 milhões de sacas para 23,5 milhões de sacas, alta de 43,2%. O crescimento ocorreu mesmo com as condições climáticas adversas principalmente nos municípios do sul do estado, atingidos por chuvas de granizo em setembro, o que prejudicou o término da colheita e a produção da próxima safra nessa região.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Produção nacional de grãos terá primeira queda em três anos

A produção brasileira de grãos deve cair 5% nesta safra após três anos consecutivos de...

Veja mais
Samsung revê estimativas

A Samsung Electronics informou ontem que cortará sua estimativa de vendas, gasto de capital e lucro, como reflexo...

Veja mais
Cachaça Sagatiba lança embalagens

A cachaça Sagatiba reforçou sua linha de cachaças envelhecidas com duas embalagens promocionais nes...

Veja mais
Novo comercial da Skol com o verão

A Skol, principal marca de cerveja da AmBev, lançou novo filme publicitário para marcar a chegada do Ver&a...

Veja mais
Indústria reage a 'Projeto dos Sacoleiros'

Um novo conjunto de regras propostas para formalizar as relações de comércio de eletroeletrôn...

Veja mais
Empresários defendem menos impostos e juros

Os efeitos da crise estão sendo discutidos em um seminário internacional organizado pelo governo do Paran&...

Veja mais
Queda da produção de grãos será de 2,5%, estima governo

O forte aumento de custos, principalmente dos fertilizantes, e a escassez de crédito para o plantio, sobretudo na...

Veja mais
Conab confirma alta de 27% na colheita de café

A safra 2008 de café deverá ficar em cerca de 46 milhões de sacas de 60 quilos, volume 27,5% maior ...

Veja mais
Vale do Itajaí começa a normalizar a produção

A maioria das empresas têxteis da região de Blumenau voltou a operar nesta semana, depois das dificuldades ...

Veja mais