Mercado pet deve atingir 0,4% do PIB neste ano

Leia em 4min 10s

Brasileiro gasta em média R$ 300/mês com animais.


Hospedagem em hotel, serviço de babá e visitas ao instituto de beleza. O que até pouco tempo era exclusividade dos seres humanos tornou-se atividade normal no mundo animal. Até cerveja especial para cães, pão de queijo, unhas postiças, protetor solar e banho de ofurô já existem no mercado canino. De acordo com empresários do segmento, atualmente gastam-se por mês de R$ 300 a R$ 350 em cuidados com os bichos de estimação.

O setor pet brasileiro deverá chegar a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) até o final do ano, e já é o segundo em faturamento em nível mundial, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). A entidade considera o cenário positivo, visto que o setor cresceu 11,55% de 2010 para 2011 e deve manter os bons resultados em 2012.

Inaugurado em julho deste ano, o Animalle Mundo Pet é um shopping com produtos e serviços especializados para animais, localizado no Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, onde também funciona um hotel para cachorros. Lá, os cães podem ficar hospedados em um pet motel e até freqüentar a academia, que conta com uma hidroesteira que diminui o impacto do exercício e é supervisionada por fisioterapeuta.

"Nem a maior rede de pet shops de São Paulo, dividida em 13 unidades, é tão grande quanto a Animalle. O nosso diferencial é oferecer atividades e produtos inovadores em Belo Horizonte em um só lugar. São brinquedos, cuidados com a beleza, alimentação e saúde dos animais", comenta o gerente comercial e veterinário Márcio Medeiros Ferreira.

Os gastos dos clientes vão desde uma cerveja long neck especial para cães de R$ 7,90 até diária no pet motel por R$ 100. Já os pacotes para daycare - hospedagem diária no hotelzinho - variam de R$ 290 a R$ 510, de acordo com a freqüência do cão, duas ou três vezes por semana, e o seu porte. "O setor está em franca expansão no Brasil, no mundo e em Minas.  um mercado que cresce de 12% a 19% ao ano. Ainda não temos dados comparativos, pelo pouco tempo de funcionamento da empresa, mas posso garantir que a demanda por produtos diferenciados é intensa".

São petiscos defumados, bombons, wafers, grama comestível, alimentos dietéticos e até água específica com menos teor de minerais, recomendada pelos veterinários. "Hoje em dia, os cães com diabetes e obesos recebem tratamento diferenciado e têm mais qualidade de vida. Acredito que essa maior preocupação com os animais de estimação vem de uma mudança social. As pessoas têm tido menos filhos, têm morado em espaços menores e fazem do cachorro, do gato ou de outro animal um verdadeiro membro da família", comenta Ferreira.

O espaço também conta com um instituto de beleza que, além de banho e tosa, oferece colocação de unhas postiças, máscara de hidratação, tinturas especiais e tratamento dentário. "Como a relação entre o animal e o ser humano está cada dia mais estreita, existe uma preocupação com o hálito e a limpeza dos cães, que dividem com os donos espaços comuns da casa, como sala e quarto", explica o gerente.

Uma outra novidade implantada pela Animalle em Belo Horizonte é o pet motel, responsável por promover encontros entre raças exóticas de cachorros e auxiliar os animais na primeira experiência de acasalamento e reprodução. Os cachorros diagnosticados com algum problema fisiológico são submetidos a tratamento de inseminação artificial, que é supervisionado por um especialista contratado, especialmente, para o atendimento.

"Chamamos esse serviço de encontro marcado, e é muito procurado por pessoas que desejam colocar seus bichinhos para cruzar, mas não têm tempo para acompanhar o processo", esclarece o veterinário.


Diversão - Há um ano em Belo Horizonte, a Maternau Creche para cães, localizada no bairro Sion, região Centro-Sul, recebe os cães durante o dia ou em feriados e finais de semana. Para deixar o animal duas vezes por semana no estabelecimento, o cliente vai gastar mensalmente R$ 260.

"A rotina aqui acontece da seguinte maneira: pela manhã, o cachorro chega e sai para um passeio na praça JK. Depois eles voltam, participam de brincadeiras e dinâmicas de grupo, almoçam, fazem outro trajeto pela praça, freqüentam as atividades recreativas e de adestramento, jantam e, ao final do dia, retornam pra casa", explica a proprietária da casa e veterinária, Ludmila Vieira.

Ela destaca que todos os ambientes da creche são monitorados por circuito interno de televisão e os donos dos animais recebem um login e uma senha para que possam visualizar a rotina do animal. A alimentação é fornecida a cada animal e cuidadosamente administrada por nossa equipe. "Os proprietários relatam que, ao chegar em casa, os cães estão mais calmos e relaxados, pois gastaram muita energia na creche".

Segundo a especialista, a procura pelo serviço vem crescendo principalmente por casais jovens, sem filhos e com pouco tempo e espaço para cuidar do animal de estimação.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Novo mapa mostra que malha de hidrovias no país chega a 21 mil km

Um novo mapa traçado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) demonstra que 20,9 mil...

Veja mais
Para conquistar cliente, olho no olho.

Em tempos de rápidos avanços tecnológicos e do crescimento das redes sociais, os contatos pessoais ...

Veja mais
A força da aveia

A Naturale, uma empresa criada há 12 anos, em Lagoa Vermelha, conquistou importante espaço no setor de ali...

Veja mais
Operadoras de cartões e tíquetes em crise com supermercados

Em passado não muito distante, foram os bares e restaurantes que entraram em choque com os tíquetes e cart...

Veja mais
Couro fica mais caro no País e perde preço nas exportações

Intensificado pela atuação da JBS e outras gigantes nesse mercado, o crescimento das exportaç&otild...

Veja mais
Obras de shoppings atraem construtoras no Rio e ABC Paulista

As construtoras estão com obras aceleradas no segmento comercial e os centros de compras representam um segmento ...

Veja mais
Center Norte espera vendas 10% maiores no fim do ano

Neste ano em que deu início ao seu processo de revitalização, quando recebeu novas operaç&ot...

Veja mais
A corrida da LG para voltar à liderança em televisão

A LG já definiu meta para 2013: recuperar a liderança em televisores no Brasil. "Queremos voltar ao topo",...

Veja mais
A rede de lojas da Bauducco

Há duas semanas, a Pandurata, dona da marca Bauducco, inaugurou nos Jardins, em São Paulo, o que muita gen...

Veja mais