Padarias de BH esperam incremento em dezembro

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O mês de dezembro não traz aumento no faturamento apenas no comércio. As padarias de Belo Horizonte têm expectativa de aumentar em até 20% a receita no último mês do ano ante o mesmo período do ano passado. Panetones, produtos de confeitaria, bebidas, rabanadas, além do tradicional peru assado são os produtos mais comercializados nas panificadoras da Capital. Mas o crescimento das vendas não significa necessariamente lucro para os empresários. Empreendedores destacam que neste período, apesar do incremento, os gastos com impostos e encargos de funcionários também são maiores.

Gerente de marketing da padaria Trigopane do bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte, Igor Silva revela que o faturamento do mês de dezembro representa 20% do faturamento do mês. "Os produtos típicos de Natal vendem muito bem neste período". Silva afirma que para aumentar as vendas, a Trigopane investe na diversificação. "Procuramos dar muitas opções aos clientes". Sobre os itens mais vendidos nesse período, Silva destaca aqueles típicos da época. "Pães característicos de Natal, como o panetone e as frutas da época são os produtos mais procurados pelos clientes", observa.

Já o proprietário da padaria Vianney, localizada no bairro Funcionários, também na região Centro-Sul da Capital, Pedro Santiago, espera um incremento de 20% no faturamento de dezembro com relação ao mesmo período em 2011. Para ele, além dos pães especiais, as bebidas também têm destaque nas vendas. "As pessoas procuram também as ceias e os assados. Aqui não assamos as carnes de Natal para os clientes, já vendemos os pratos típicos de Natal prontos", esclarece.

O proprietário da padaria Forno d’Oro, no bairro Nova Floresta, região Nordeste da cidade, Tarcísio Moreira, também espera um incremento de 20% no faturamento da empresa neste mês de dezembro frente ao mesmo período no passado. "Dezembro é um mês pragmático, ao mesmo tempo em que as vendas aumentam, as despesas aumentam também", alega.

Para Moreira, gastos com o 13º salário de funcionários, contas como a de energia e a contratação de temporários impedem a padaria de registrar lucro maior no período. "O faturamento obtido neste mês é para cumprir os compromissos, os encargos são muitos; as vendas sobem, mas não conseguimos fazer com que sobre dinheiro", comenta.

Antecedência - Moreira começa a planejar o mês de dezembro em setembro, para diversificar seu mix de produtos e incluir a oferta de itens típicos de Natal em seu estabelecimento. "Em setembro já antecipo as compras de vinhos e frutas cristalizadas. Vendemos também panetones salgados e doces, rabanada e produtos de confeitaria. Contudo, as vendas dos outros produtos da padaria como pão e leite continuam também neste período", afirma.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação (SIP) e proprietário da padaria e Delikatessen Boníssima, no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, José Batista de Oliveira, os estabelecimentos que apresentarem diferenciais aos clientes terão aumento no faturamento neste mês de dezembro. "As padarias que oferecem uma delikatessen, pães especiais ou ceia para o Natal terão um incremento de 10% a 20% em dezembro deste ano se comparado ao mesmo mês no ano passado", analisa.

Segundo o presidente do SIP, sem mudanças mo mix, fica difícil incrementar as vendas no último mês do ano. "Para as demais padarias será um mês comum", avalia.

De acordo com Oliveira, seu empreendimento deverá ter incremento na receita em cerca de 20%. Para ele, os itens mais vendidos são os da ceia de Natal. "Neste mês, por causa das diversas comemorações específicas de dezembro, vinhos e espumantes aquecem as vendas das padarias. O último mês do ano gera um forte impacto nas vendas dessas bebidas. Os pães são os mais representativos do período, porém, outros produtos como castanhas, frutas secas e o tradicional peru de Natal também têm boa saída", conclui.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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